Papa: Francisco visita Luxemburgo e Bélgica em setembro

Programa divulgado pela Sala de imprensa da Santa Sé apresenta encontros com autoridades governativas, civis e religiosas

Cidade do Vaticano, 20 jul 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai realizar uma visita apostólica ao Luxemburgo e à Bélgica entre os dias 26 e 29 de setembro, com encontros marcados com autoridades governativas, civis e religiosas.

A Sala de imprensa da Santa sé publicou o programa da visita que tem início com a chegada pelas 10h, hora local, ao Aeroporto Internacional de Luxemburgo/Findel no dia 26, onde vai ter lugar uma cerimónia de boas vindas.

Francisco fará uma “visita de cortesia ao Grão Duque de Luxemburgo, no Palais Grand-Ducal” e terá uma reunião com o primeiro-ministro Luc Frieden, seguindo-se o primeiro discurso do Papa num encontro com as autoridades, a sociedade civil e corpo diplomático no Cercle Cite.

Da parte da tarde, no primeiro dia de visita, está agendada, pelas 16h30, um encontro com a Comunidade Católica na Catedral de Notre-Dame em Luxemburgo, estando previsto um discurso do Papa.

A cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional de Luxemburgo/Findel vai acontecer pelas 17h45.

O Papa chega à Bélgica, à Base Aérea de Melsbroek, pelas 19h10, onde decorrer uma cerimónia de boas vindas, encerrando o dia.

No segundo dia, em Bruxelas, Lovaina, o Papa fará uma visita de cortesia ao rei da Bélgica, no Castelo de Laeken, terá um encontro, pelas 9h45, com o primeiro-ministro belga e 15 minutos depois irá discursar no encontro com as autoridades e a sociedade civil.

De tarde, Francisco falará novamente, pelas 16h30, num encontro com os professores universitários no «Promotiezaal», na ‘Katholieke Universiteit Leuven’.

No terceiro dia de visita, a 28 de setembro, tem início às 10h, com um encontro com bispos, sacerdotes, diáconos, pessoas consagradas, seminaristas e agentes pastorais na Basílica do Sagrado Coração de Koekelberg, onde Francisco irá discursar.

De tarde, às 16h30, Francisco irá falar aos estudantes universitários na «Aula Magna» da Universidade Católica de Lovain.

Pelas 18h15 está agendado um encontro privado com membros da Companhia de Jesus ​​​​no ‘Collège Saint Michel’.

No domingo, decorre uma celebração da eucaristia, às 10h, no Estádio Rei Balduíno, onde o Papa fará a homilia e a oração do Angelus.

A cerimónia de despedida está agendada para as 12h15, na Base Aérea de Melsbroek, estando a partida, rumo a Roma, marcada para as 12h45.

Francisco chegará ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino pelas 14h55.

A visita apostólica de Francisco foi confirmada pelo Vaticano em maio.

“A convite dos respetivos chefes de Estado e das autoridades eclesiásticas, o Santo Padre Francisco efetuará uma viagem apostólica a Luxemburgo, no próximo dia 26 de setembro, e à Bélgica, de 26 a 29 de setembro, com visitas a Bruxelas, Lovaina e Louvaina-a-nova”, pode ler-se na declaração do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

De acordo com o portal de notícias do Vaticano, aquando da visita da família real da Bélgica ao Vaticano, a 14 de setembro de 2023, os reis Filipe e Matilde convidaram o Papa a visitar o país.

Numa entrevista a uma emissora de televisão do México N+, Francisco manifestou o desejo de visitar a Bélgica, além de outras viagens que ainda estariam a ser estudadas.

LS

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Scroll to Top