Ordinariato Castrense: Portugueses rumam ao santuário francês de Lourdes
Lisboa, 11 mai 2023 (Ecclesia) – A peregrinação militar internacional ao Santuário de Lourdes (França) realiza-se de 12 a 14 deste mês e este ano tem como tema «Que se construa aqui uma capela…».
De Portugal partiram, hoje, “cerca de 140 peregrinos portugueses para participar na 63ª Peregrinação Militar Internacional a Lourdes”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A insígnia escolhida para a peregrinação a Lourdes, “que será a ilustração do crachá que todos os peregrinos vão receber”, foi desenhada pelo sargento-chefe Joaquim Marçalo, vice-chanceler da cúria castrense, e que já há alguns anos faz parte da delegação portuguesa presente neste evento.
Este ano a Ministra da Defesa Nacional, Doutora Helena Carreiras, faz-se representar pelo tenente-general Hermínio Teodoro Maio, e a representação oficial portuguesa cabe ao Exército.
A cerimónia de abertura internacional acontecerá na Basílica de São Pio X sexta-feira às 21h00 e no dia seguinte às 08h30, os peregrinos portugueses vão iniciar um desfile que os conduzirá à Capela de Notre Damme.
“Lá, depois de um momento de reconciliação, vão participar numa missa presidida pelo Ordinário Castrense para Portugal, D. Rui Valério, e concelebrada pelos capelães militares, que, juntamente com ele, acompanham os lusos nesta peregrinação”, lê-se
Depois vão desfilar para a esplanada do santuário mariano onde será feita a tradicional fotografia de grupo, momento que antecede a Via-Sacra, ainda da parte da manhã.
À noite, às 21h00, será a procissão de velas e recitação do rosário em diversas línguas.
Domingo a Basílica de São Pio X vai acolher os peregrinos de todas as representações numa cerimónia internacional presidida por D. Antoine de Romanet, Bispo da Diocèse aux Armées Françaises.
LFS