Natal: «O presépio é o grande sinal da esperança cristã» – D. António Luciano
Num tempo marcado por “sombras, incertezas, desafios, conflitos sociais e guerras”

Viseu, 18 dez 2025 (Ecclesia) – O Bispo de Viseu, D. António Luciano, considera que num tempo marcado por “sombras, incertezas, desafios, conflitos sociais e guerras”, o presépio é “o grande sinal” da esperança cristã.
“Este tempo litúrgico, tão importante para os cristãos, recorda-nos que nunca caminhamos sozinhos, pois Deus está sempre connosco, faz-se próximo de cada um de nós, ampara-nos e auxilia-nos em cada momento da peregrinação”, escreveu o Bispo de Viseu na sua mensagem de Natal.
Por “mais azáfama” que exista nestes dias que antecedem o Natal, “peço-vos que tirem um tempo para parar, refletir, interiorizar, orar e contemplar a Sagrada Família” porque “no presépio resplandece o verdadeiro sentido do Natal”, lê-se na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
O Menino Jesus deve ser a figura “de destaque no presépio” construído em cada lar, por isso, “é importante dar a conhecer aos mais novos o presépio, para que eles saibam que existe um Deus que é Pai, que nos protege, e uma Mãe que nos acolhe, mesmo nas noites frias de Belém”, acrescenta.
O Bispo de Viseu pede também que não se esqueça aqueles que, “nas periferias existenciais, experimentam, nesta época, de uma forma mais profunda, o abandono, a exclusão, a solidão e a doença”.
Que a celebração do Natal desperte “o amor a Deus e ao próximo, a esperança que nasce da fé e que não desilude, cure as nossas feridas e abra um caminho novo para uma humanidade que espera respostas igualitárias e justas”, escreveu.
Na mensagem, D. António Luciano convida também os diocesanos “a participar no encerramento do Ano Jubilar da Esperança, no dia 28 de dezembro, dia da Festa da Sagrada Família, às 15h30, na Catedral de Viseu”.
LFS

