Natal: Franciscanos promovem concurso nacional de presépios
Lisboa, 20 nov 2023 (Ecclesia) – Para celebrar os 800 anos do primeiro presépio recriado por São Francisco na montanha de Greccio (Rietti – Itália), os Franciscanos promovem um concurso nacional de presépios.
Este oitavo centenário do primeiro presépio “não podia passar sem ser devidamente assinalado e celebrado, sobretudo pelas marcas que ele deixou na cultura e arte popular portuguesa” e “uma das formas que encontrámos foi envolver os criadores, artistas e artesãos do nosso país na evocação desta efeméride”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Nesse sentido, os Franciscanos pensaram em organizar um concurso de presépios que “não se fique pela efeméride, mas que continue a ser, no futuro, memória viva”.
Assim, conforme se lê no regulamento, pede-se a cada aderente “a generosidade de nos oferecer uma peça da sua arte, que passará a integrar o museu de arte popular e imaginário franciscano, já existente no Convento da Luz-Lisboa”.
Cada concorrente pode apresentar, até 20 de novembro, não mais que uma peça, utilizando todo o tipo de arte ou materiais, com as dimensões máximas de 150 cm de largura e 150 cm de altura, explica o regulamento.
Os jurados orientar-se-ão pelos seguintes critérios: tradição ou modernidade; execução técnica; originalidade; estética; adequação à motivação e temáticas franciscanas
O vencedor do primeiro prémio ganhará cinco mil euros, o segundo terá dois mil e quinhentos euros, enquanto ao terceiro premiado será oferecida uma viagem à Terra Santa para uma pessoa.
O júri do concurso é constituído por Alexandre Nobre Pais (diretor do Museu Nacional do Azulejo), Delfim Manuel (ceramista), Isidro Pereira Lamelas, OFM, Maria Antónia Aleixo Pinto de Matos (diretora do Museu da Presidência), Pedro Teotónio Pereira (coordenador do Museu de Lisboa – Santo António), Rui Costa (vice-presidente da Câmara Municipal de Alenquer) e Teresa Perdigão (antropóloga).
Os trabalhos premiados serão doados ao Museu da Província Portuguesa da Ordem Franciscana. Proceder-se-á também a uma seleção de 80 obras, a ceder à instituição organizadora, pelo valor unitário de 125 euros.
Todos os presépios apresentados a concurso serão expostos entre 08 de dezembro deste ano e 07 de janeiro de 2024, no Seminário da Luz, em Lisboa, com algumas peças expostas no Museu Nacional do Azulejo e no Museu de Lisboa – Santo António.
LFS