Natal: Este ano, a Catedral de Viseu tem uma projeção em filme do presépio

Viseu, 12 dez 2025 (Ecclesia) – Este ano, a Catedral de Viseu tem um presépio que “ganha vida” através de uma projeção em filme, da autoria de José Neto, que contextualiza o nascimento do Menino Jesus e narra o percurso da Sagrada Família.
Recorrendo ao uso da tecnologia digital, o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu dá vida à história de Maria, José e Jesus, contando “os principais marcos do seu percurso”, cuja inspiração advém de um presépio que está patente no Museu Tesouro da Catedral, que remonta ao século XVIII, exposto junto ao ecrã, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
“É um presépio em que as figuras ganham movimento, recriando diversas cenas do quotidiano. Essas cenas representam a humanidade, nas suas múltiplas atividades, no seio da qual nasce o Menino Jesus. Ao longo da representação, surgem também episódios marcantes, como a vinda dos Reis Magos, o nascimento de Jesus, momentos da vida de Maria, José e Jesus, bem como acontecimentos dramáticos, como o sacrifício dos inocentes e a fuga para o Egito. Através da projeção, os visitantes podem assistir a uma narrativa do próprio presépio”, sublinha Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.
A projeção, assim como o presépio, já podem ser visitados na Catedral, até janeiro do próximo ano.
Posteriormente, serão ambos colocados no Museu Tesouro da Catedral.
LFS

