Música: Banda Missio comemora 15 anos com concerto solidário para missão no Chade
Padre Leonel Claro, fundador da banda ligada aos Combonianos, está neste país africano desde 2016
Maia, 07 out 2024 (Ecclesia) – A Banda Missio, com sede na Maia, nasceu como projeto ligado ao Centro Vocacional Juvenil dos Missionários Combonianos, vai comemorar os 15 anos de fundação, com um “grande concerto”, que é também solidário, no dia 26 de outubro.
“O concerto de celebração será um momento de partilha e reencontro com o público, que, ao longo dos anos, tem acompanhado a banda em diversas paróquias, eventos e festivais. Além de músicas dos três álbuns já lançados, o grupo promete apresentar algumas das novas composições que farão parte de um próximo trabalho, assim como convidados especiais e outras surpresas”, informa a Banda Missio num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O “grande concerto” de celebração do 15.º aniversário da Banda Missio está agendado para o dia 26 de outubro, começa às 21h30, no Auditório São Vicente, da Paróquia de Alfena, na Diocese do Porto.
A Banda Missio salienta que comemora os seus 15 anos com “um novo espetáculo que promete ser inesquecível”, e explica que, ao longo deste ano, realizou “concertos em várias localidades de Portugal” que vão culminar em outubro, o ‘mês missionário’ da Igreja Católica.
Neste contexto, este concerto de celebração também é solidário e de missão, e tem o objetivo de arrecadar fundos para “comprar material de som e instrumentos” que têm como destino um projeto “de evangelização pela música e cultura” no Chade, está a ser desenvolvido pelo padre Leonel Claro, na Paróquia São Kizito de Bégou, na Diocese de Sarh, o missionário Comboniano português está neste país da África central, desde 2016.
A Paróquia S. Kizito de Bégou é animada, desde a sua fundação, em 1986, pelos Missionários Combonianos que querem instalar “um sistema de som e comprar instrumentos musicais” para o centro escolar e cultural, que tem custo “aproximadamente de 10.000 Euros”.
Na nota enviada à Agência ECCLESIA, explicam que o objetivo é ajudar os jovens estudantes e universitários, “mais de 5 centenas frequentam o centro”, nos seus estudos e atividades desportivas, culturais, lúdicas e religiosas. Este centro acolhe “os jovens da paróquia enquadrados pelos grupos, movimentos (escuteiros, guias, juventude estudantil, grupos corais, acólitos); inscritos na biblioteca (uma centena cada); jovens que organizam em torneios para os jogos de sociedade (cartas, damas, petanca,); inscritos em informática; pessoas do exterior que participam nas diferentes atividades (conferências, concertos, filmes, jogos de futebol, …) e cerimónias sociais (festas de aniversario, casamentos, …)”, explica o padre Leonel Claro. |
A Banda Missio, é um projeto Pop/Rock de inspiração cristã, iniciado em 2009, pelo padre Leonel Claro, e está a celebrar 15 anos dedicados “à música, formação e evangelização”, desde o início, “foi concebida como uma iniciativa do Centro Vocacional Juvenil (CVJ) dos Missionários Combonianos na Maia, com o intuito de “utilizar a música como ferramenta de animação e sensibilização, principalmente entre os jovens, mas também junto de adultos e comunidades cristãs”.
O grupo, que foi considerado o ‘grupo revelação’ do Festival Jota, em 2010, lançou o primeiro CD, ‘ConTigo’, com 13 temas originais, em 2014, na Casa da Música, no Porto; em 2016, apresentaram o álbum ‘Sonho de Deus’, na Casa das Artes de Famalicão, e “consolidaram a presença da banda no cenário musical cristão em Portugal”, enquanto o terceiro trabalho discográfico ‘Sai do Sofá’, chegou em 2020, e foi apresentado no auditório do Seminário de Vilar.
Todas “as receitas de bilheteira e donativos” do concerto no dia 26 de outubro vão reverter para este projeto da missão no Chade: Bilhetes, valor mínimo de 5€ (cinco euros), e informações estão disponíveis online.
CB