
Migrantes: Centro Padre Alves Correia e Cáritas de Lisboa realizam encontro «Igreja, Lugar de Esperança»

Lisboa, 28 fev 2025 (Ecclesia) – O Centro Padre Alves Correia (CEPAC) e a Cáritas Diocesana de Lisboa promovem o encontro de reflexão ‘Jubileu dos Migrantes: Igreja, Lugar de Esperança’, no dia 14 de março, das 17h00 às 19h00, na Universidade Católica Portuguesa (UCP).
“Encontro para refletir e debater sobre o papel da Igreja Católica no acolhimento e integração de pessoas migrantes, com a participação de representantes de organizações católicas e especialistas na área da Migração”, informa o CEPAC, na divulgação desta iniciativa realizada no âmbito do Ano Santo 2025.
O Centro Padre Alves Correia, instituição dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) em Portugal, e a Cáritas Diocesana de Lisboa informam que a abertura deste encontro vai ser feita pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, “seguindo-se breves intervenções e diálogo com participantes”.
As duas organizações informam que, para além das suas diretoras-executivas Ana Mansoa (Centro Padre Alves Correia) e Carmo Diniz (Cáritas Diocesana de Lisboa), vão participar a diretora da Obra Católica Portuguesa para as Migrações (OCPM), Eugénia Costa Quaresma, o diretor científico do Observatório das Migrações, Pedro Góis, e Norina Sohail, estudante de Comunicação Social na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
O Encontro ‘Jubileu dos Migrantes: Igreja, Lugar de Esperança’ no dia 14 de março, vai realizar-se entre as 17h00 e as 19h00, na sala de exposições, do edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II, na sede da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.
A moderação deste encontro é da responsabilidade da professora Inês Espada Vieira, coordenadora da Iniciativa de Apoio aos Refugiados da UCP, e presidente do Centro de Reflexão Cristã (CRC).
O Centro Padre Alves Correia (CEPAC) e a Cáritas Diocesana de Lisboa informam ainda que os lugares para o ‘Jubileu dos Migrantes: Igreja, Lugar de Esperança’ são limitados, e é necessária inscrição através de um formulário online.
O Encontro ‘Jubileu dos Migrantes: Igreja, Lugar de Esperança’ é realizado no âmbito do Ano Santo 2025, o Jubileu da Esperança, que a Igreja Católica está a viver desde o dia 24 de dezembro de 2024, até 6 de janeiro de 2026; foi proclamado pelo Papa Francisco na bula ‘Spes non confundit’ (A esperança não desilude).
O CEPAC contextualiza que o Patriarcado de Lisboa está a dinamizar, ao longo deste ano, iniciativas organizadas por setores de Evangelização/Missão, o Jubileu da Caridade, dinamizado entre janeiro e março pelo Departamento Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa, é dedicado ao Jubileu dos Migrantes, de 9 a 16 de março.
O Centro Padre Alves Correia, enquanto IPSS “dedicada à construção de projetos de vida digna de pessoas migrantes”, foi a “Instituição escolhida para receber a Cruz do Jubileu da Caridade, que vai acompanhará algumas dessas iniciativas litúrgicas, de missão e reflexão.
CB