
Media: «Ser, parecer ou aparecer» em debate nas Jornadas Nacionais de Comunicação
Divulgado o programa e local de inscrição para o encontro que vai decorrer no Seminário de Coimbra, nos dias 25 e 26 de setembro
Lisboa, 18 ago 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais publicou o programa para as Jornadas Nacionais de Comunicação, sobre o tema “Comunicar sem corantes nem conservantes”, que vão decorrer nos dias 25 e 26 de setembro, assim como as indicações para as inscrições.
As Jornadas Nacionais de Comunicação 2025 vão decorrer em Coimbra e partem das intervenções do Papa Leão XIV e da última mensagem do Papa Francisco, para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, abordando os desafios do digital e o valor do humano, na área dos media.
Após a sessão de abertura, a reflexão das jornadas é apresentada num colóquio entre Clara Almeida Santos e o padre Paulo Duarte, em torno do tema “Ser, parecer ou aparecer: fronteiras na comunicação”.
Clara Almeida Santos é professora no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi vice-reitora entre 2011 e 2018 e fundou e dirigiu a UCV – Televisão Web da Universidade de Coimbra; o padre Paulo Duarte é diretor-adjunto da Rede Mundial de Oração do Papa e participa ativamente no debate no ambiente digital, tendo estado em Roma, no último encontro de influencers católicos, no início do Jubileu dos Jovens.
Após a reflexão sobre “fronteiras de comunicação”, os participantes vão conhecer melhor estratégias de comunicação em diferentes ambientes da Igreja Católica, onde se coloca também a questão de “ser, parecer ou aparecer”.
Vão fazer parte da mesa-redonda sobre experiências de comunicação a Arquidiocese de Évoca, o Ponto SJ, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e a Agência de Comunicação Criative Minds, onde será também apresentado um testemunho de um missionário digital.
No fim da tarde, os programa das jornadas prevê uma visita à oficina-museu de Monsenhor Nunes Pereira e o “sunset” no Baloiço do Seminário, com “Bairrada de honra”.
Na manhã do segundo dia das jornadas, a equipa digital do Grupo Renascença vai dinamizar um Workshop em torno do tema “Storytelling digital: como criar conteúdos com impacto e relação”.
A conferência de encerramento vai ser uma reflexão em torno das fronteiras entre o digital e o humano, no contexto do desenvolvimento da inteligência artificial, que João Paiva formula no tema “IA: (este) tempo e sentido(s)”.
João Paiva é professor Departamento de Química e Bioquímica e membro da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; o seu principal interesse situa-se nas relações da ciência com outras áreas do saber, nomeadamente poesia, filosofia, religião, divulgação, sociologia e educação, que motivam várias publicações e a participação na rubrica na rádio TSF ‘Que mundo, meu Deus!’.
Antes do início dos trabalhos ou depois de terem terminado, a inscrição nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social inclui uma visita ao Seminário de Coimbra para conhecer trabalho de recuperação e reconversão da casa em curso.
Para a diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Socais, a realização das jornadas nacionais em Coimbra dá seguimento a uma estratédia de “ir ao encontro de projetos em curso que valorizam o património edificado e promovem a dinamização pastoral e cultural de estruturas com história, como é o caso do Seminário de Coimbra”.
“Para além da experiência de encontro e de reflexão em torno do tema da comunicação, teremos oportunidade de visitar o Seminário, conhecer a sua oferta de turismo espiritual, assim como as exposições que promove”, acrescenta Isabel Figueiredo.
As informações e a inscrição nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social encontram-se na página da internet criada para o efeito, onde se encontram também indicações sobre refeições e alojamento.
PR