Media: «A linguagem na comunicação eclesial» é o tema para Encontro Ibérico
Comissões episcopais de Portugal e Espanha do setor reúnem-se no Funchal entre os dias 3 e 5 de novembro

Lisboa, 24 out 2025 (Ecclesia) – As comissões episcopais de comunicação social de Portugal e Espanha vão promover o Encontro Ibérico 2025 sobre o tema “A linguagem na comunicação eclesial”.
De acordo com um comunicado de imprensa enviado à Agência ECCLESIA, o encontro decorre entre os dias 3 e 5 de novembro, na Diocese do Funchal, e reúne bispos das comissões episcopais dos dois países, os respetivos secretários e diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, de Portugal.
O tema vai ser apresentado por duas jornalistas: Susana Figueiredo, que atualmente é adjunta do Gabinete do Secretário Regional da Economia, e Cristina Sánchez, diretora de “Alfa y Omega”, uma publicação de informação católica editada pela Fundação San Agustín, vinculada ao Arcebispado de Madrid e distribuída semanalmente pelo jornal ABC.
De acordo com o comunicado de imprensa, este Encontro Ibérico é uma ocasião “para dialogar sobre projetos em curso em cada um dos países, partilhar desafios e debater temas que, pela sua importância ou por proposta do Papa na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, interessa analisar e implementar nos respetivos serviços.
“Este ano, o tema em debate é ‘A linguagem na comunicação eclesial’, retomando a necessidade criar sintonias entre todos os públicos, nomeadamente no contexto da inteligência artificial”, acrescenta o comunicado.
A organização lembra o anúncio do tema para a mensagem do Papa Leão XIV para a mensagem do Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2026, “Preservar vozes e rostos humanos”, como ocasião para referir os “riscos” e “oportunidades” da inteligência artificial.
“Nos ecossistemas comunicativos de hoje, a tecnologia influencia as interações de maneira nunca antes conhecida – desde os algoritmos que selecionam conteúdo nos feeds de notícias até à inteligência artificial que redige inteiros textos e conversas”, indica a nota divulgada pelo Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, sobre o tema da mensagem do Papa para 2026.
O Encontro Ibérico das Comissões Episcopais de Comunicação Social inicia, no dia 3 às 17h00, com a Missa celebrada na Igreja do Colégio, no Funchal, seguindo-se a visita ao Museu Diocesano de Arte Sacra; no dia 4, os trabalhos da manhã são de estudo do tema, com a participação das duas conferencistas, e, de tarde, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer alguns locais da Ilha da Madeira, terminando com a celebração da Missa na Igreja do Senhor dos Milagres, em Machico.
O encontro entre responsáveis pela comunicação social nas conferências episcopais de Portugal e Espanha termina no dia 5 de novembro, quarta-feira, com a apresentação das conclusões em conferência de imprensa, no Seminário Diocesano, às 10h00, e a celebração da Missa às 11h00, na Catedral do Funchal.
A Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais de Portugal é presidida por D. Nuno Brás, bispo do Funchal, e a Comisión Episcopal para las Comunicaciones Sociales, de Espanha, por D. José Manuel Lorca, bispo de Cartagena.

