Madeira: Cónego Manuel Freitas Luís agraciado com insígnias honoríficas no Dia da Região
Funchal, 01 jul 2024 (Ecclesia) – O Cónego Manuel Freitas Luís Júnior, da Diocese do Funchal, vai ser agraciado, dia 01 de julho, pelas 12h00, na Sala Azul do Centro de Congressos da Madeira, com insígnias honoríficas no Dia da Região.
Esta cerimónia de imposição das insígnias honoríficas madeirenses visa prestar a devida homenagem a personalidades que se notabilizaram “por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou serviços prestados à Região Autónoma da Madeira”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA
Na Igreja da Sé do Funchal celebra-se, pelas 18h00, uma Missa Te Deum
Nascido na freguesia e concelho de Santana, a 20 de Agosto de 1934, o padre Manuel Luís Júnior desenvolveu um “trabalho de proximidade” junto das comunidades por onde foi passando enquanto pároco.
Dos seus serviços eclesiásticos destacam-se o de pároco da Paróquia de Machico e o de Pároco nas Paróquias do Porto da Cruz, São Roque do Faial, Graça, Visitação e Santo Amaro, sendo esta última paróquia onde esteve ao serviço por vários períodos, onde reside e onde teve um papel ativo e colaborativo na construção e sagração da atual igreja.
Em 1993 foi nomeado arcipreste do Funchal e em 2002, a 13 de maio, cónego da Sé do Funchal. Na Paróquia da Graça deixou marcas profundas como líder espiritual.
Quanto aos restantes agraciados são eles: Eduardo Maul, Fernando Teixeira, José Guilherme da Costa, Maria Alice Sousa, Carlos dos Ramos, Associação Santana Cidade Solidária e Márcia Temtem.
LFS