
Luxemburgo: Bispo do Funchal vai presidir à peregrinação a Wiltz

Cidade do Luxemburgo, 08 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo do Funchal, D. Nuno Brás vai presidir, dia 29 de maio, à peregrinação ao santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Wiltz, Luxemburgo.
O convite partiu do cardeal Jean-Claude Hollerich e do bispo auxiliar do Luxemburgo, D. Leo Wagner, explicou D. Nuno Brás ao jornal «Contacto».
O bispo do Funchal é amigo de D. Leo Wagner sobretudo por causa da “participação na Comissão dos Episcopados da União Europeia” e aceitou com “muita alegria” o convite tendo em conta que conhece “também alguns compatriotas que estão no Luxemburgo”, sublinhou D. Nuno Brás.
O tema da peregrinação deste ano ainda não foi anunciado, mas deverá estar relacionado com o Jubileu de 2025, sob o lema ‘Peregrinos da Esperança’.
“Certamente andará à volta de Nossa Senhora e a esperança, ou seja, como é que Nossa Senhora pode ser também este sinal de esperança segura e última para a nossa vida de cristãos”, disse o bispo do Funchal.
Questionado sobre a mensagem que deverá levar aos fiéis que vão estar em Wiltz, na sua maioria portugueses e outros lusófonos, D. Nuno Brás diz que será centrada no papel de Nossa Senhora na vida dos cristãos.
Aos madeirenses residentes no Luxemburgo, D. Nuno Brás deixou uma mensagem especial, numa altura em que muitos visitam as ilhas, nas férias da Páscoa.
“Os nossos imigrantes, de uma forma muito particular os madeirenses, estão sempre no coração dos que vivem na Madeira e no coração do Bispo. Rezamos por eles e esperamos que sempre possam regressar e partilhar connosco aquilo que é o bom de viver no Luxemburgo, uma terra que os acolhe como se já fossem daí, nesta partilha de culturas e também do próprio modo de expressar a fé”.
LFS