
Lisboa: Universidade Católica Portuguesa vai homenagear o professor e economista Ernâni Lopes
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz discurso de encerramento da conferência
Lisboa, 02 set 2025 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai homenagear o professor e economista Ernâni Lopes, com uma conferência dedicada à sua vida e pensamento, no dia 10 de setembro, a partir das 18h00, no auditório Cardeal Medeiros, do campus de Lisboa.
“Um dos mais respeitados economistas da sua geração, como a atribuição, nesta conferência, do título de Economista Emérito o reconhece, Ernâni Lopes foi fundador do Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa (hoje Centro de Estudos Europeus do IEP-Católica) e docente em várias faculdades da Universidade”, destaca a UCP, num comunicado enviado hoje, dia de setembro, à Agência ECCLESIA.
A Universidade Católica Portuguesa salienta que Ernâni Lopes (1942-2010) desempenhou funções públicas “em momentos críticos” para Portugal, antigo ministro das Finanças, foi consultor de empresas e de governos e “dedicou-se até ao fim da vida ao ensino e ao trabalho universitário”.
Na conferência de homenagem ao professor Ernâni Lopes, intitulada ‘Portugal, Visões de Futuro’, vai ser apresentado o livro ‘Ernâni Lopes, Vida e Pensamento’, que reúne textos do professor e economista e testemunhos de colegas, colaboradores e amigos.
A nova publicação, da UCP Editora, sob a forma de antologia procura transmitir, “de forma trabalhada e sistematizada”, os aspetos mais relevantes do pensamento de Ernâni Lopes, como a adesão de Portugal à então CEE, o papel crucial da Lusofonia, “o definhamento da Economia portuguesa” e a importância do mar, “do ponto de vista económico e de defesa nacional”.
Do programa da conferência de homenagem ao professor Ernâni Lopes, a partir das 18h00, constam as intervenções da reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, da diretora do Instituto de Estudos Políticos (IEP – Católica), Mónica Dias, a apresentação do livro por José Pena do Amaral, representante do grupo coordenador, e o discurso inaugural do diretor do Centro de Estudos Europeus, José Durão Barroso.
‘Antes de entrar na Universidade confrontei-me com a opção entre ser monge; ser militar; ser professor universitário’, é o tema de uma mesa redonda (18h30), que tem a participação do magno chanceler da UCP, o patriarca de Lisboa D. Rui Valério, do chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Jorge Nobre de Sousa, e de Nuno Valério, professor catedrático do ISEG.
Nesta sessão vai ser atribuído ao professor Ernâni Lopes o título de ‘Economista Emérito’ da Ordem dos Economistas (19h00), o elogio vai ser realizado pelo bastonário António Mendonça, e o discurso de encerramento da conferência de homenagem pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
A Universidade Católica Portuguesa informa que este evento, no dia 10 de setembro, no auditório Cardeal Medeiros (Lisboa), organizado pelo Instituto de Estudos Políticos, é de acesso livre, mas inscrição obrigatória, através de um formulário online.
Ernâni Lopes morreu aos 68 anos, depois de anos de luta contra o cancro, no dia 2 de dezembro de 2010; foi ministro das Finanças no Governo do bloco central liderado por Mário Soares (1983 a 1985); além das matérias económicas e europeias tinha outras áreas de interesse como a defesa, a religião e as relações portuguesas com África.
CB