
Lisboa: Telas restauradas da Igreja de São Cristóvão vão ser inauguradas
Lisboa, 09 abr 2025 (Ecclesia) – As telas restauradas da Igreja de São Cristóvão, em Lisboa, vão ser inauguradas, às 11h30, no dia 10 deste mês.
O restauro contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior (JFSMM) e da Fundação Millennium BCP e a cerimónia vai contar com os respetivos responsáveis.
O pároco Edgar Clara vai apresentar as obras restauradas pela empresa ‘Signinum-Gestão do Património Cultural’, da autoria de Bento Coelho da Silveira, século XVII, em que se destacam duas pinturas principais: “o autorretrato de Jesus e a alegoria da indivisibilidade”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
“No primeiro podemos encontrar Jesus ao centro a pintar o seu próprio rosto numa tela e, na segunda tela, encontramos a imagem de vários personagens que se olham ao espelho”.
O sacerdote destaca o apoio da JFSMM no projeto de ‘Arte por São Cristóvão’ que, além do contributo para a recuperação de duas telas, tem acompanhando e participado em todas as atividades que reverteram para a recuperação da Igreja de São Cristóvão.
Atualmente, faltam restaurar 20 telas de Bento Coelho da Silveira que sobreviveram ao terramoto de Lisboa de 1755.
O pároco estima que seja necessário um “investimento de cerca de 200 mil euros”.
LFS