Lisboa: Relíquia de São Charbel chega a Portugal pela primeira vez

Lisboa, 04 dez 2025 (Ecclesia) – A relíquia de São Charbel vai estar em Portugal, pela primeira vez, dia 06 de dezembro, pelas 16h00, na Igreja de São Paulo, em Lisboa, num momento “considerado histórico para a comunidade maronita e para os devotos do santo libanês”.
O evento vai ser assinalado com a inauguração oficial da Associação São Charbel Connosco, recentemente constituída, e conta com uma celebração que vai ser presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e concelebrada pelo Visitador Apostólico para os Maronitas na Europa, o Bispo Maroun Nasser El Gemayel, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A histórica vinda da relíquia de São Charbel a Portugal motivou um encontro entre o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e o Bispo Maronita D. Maroun Nasser El Gemayel, Visitador Apostólico para a Europa Ocidental e Setentrional, na manhã desta quinta-feira, 4 de dezembro.
A audiência teve lugar na Casa Patriarcal, em Moscavide, Lisboa, e decorreu no âmbito da presença em Portugal da relíquia de São Charbel, monge libanês que é o santo de “maior devoção dos libaneses”.
A recente visita do Papa Leão XIV ao Líbano foi também tema de conversa entre os dois prelados cristãos.
No encontro esteve também presente, por parte da Igreja Católica, o padre Ricardo Figueiredo, diretor do Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa, e o padre Tiago Melo, pároco de São Paulo.
Este foi o segundo encontro entre D. Rui Valério e D. Maroun Nasser El Gemayel, de 74 anos, após o realizado em outubro do ano passado.
LFS

