Lisboa: Patriarcado realiza assembleia diocesana com os coordenadores locais do Sínodo dos Bispos

D. Rui Valério vai participar no encontro que pretende lançar uma nova fase de consulta na diocese

Foto: Patriarcado de Lisboa

Lisboa, 10 jan 2024 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa vai encontrar-se com os coordenadores locais do Sínodo dos Bispos, na Assembleia Diocesana que vai decorrer este sábado, dia 13 de janeiro, das 09h30 às 17h00, no Centro de Espiritualidade no Turcifal.

O Patriarcado de Lisboa informa que esta assembleia promovida pelo Secretariado Diocesano do Sínodo, e com a presença de D. Rui Valério, tem três objetivos principais, nomeadamente “conhecer e aprofundar o relatório síntese da primeira Assembleia do Sínodo dos Bispos”, que se realizou em outubro de 2023.

Segundo o coordenador do Sínodo dos Bispos no Patriarcado de Lisboa, em carta enviada aos coordenadores e delegados locais, com este encontro pretendem “lançar uma fase de consulta” na diocese “de modo a preparar a segunda sessão” desta assembleia do sínodo, em outubro de 2024.

“Dinamizar as nossas comunidades para que a sinodalidade seja cada vez mais o modo de ser Igreja”, é outro dos objetivos, acrescenta o cónego Rui Pedro Carvalho.

Este responsável, na sua carta, informou os coordenadores locais que podem “convidar um membro do COP (Comité Organizador Paroquial da JMJ Lisboa 2023) das comunidades”, para participarem na Assembleia Diocesana, deste sábado, no Turcifal.

O programa, divulgou o Patriarcado de Lisboa, começa com a oração da manhã, às 09h30, seguindo-se uma intervenção do patriarca D. Rui Valério e testemunhos de participantes na assembleia do Sínodo dos Bispos, antes dos trabalhos de grupos e da Missa, às 12h30.

Após o almoço, a assembleia diocesana com os coordenadores locais do Sínodo dos Bispos recomeça com um plenário, às 14h45, e “partilha de boas práticas”, pelas 16h00, estando o envio marcado para as 17h00.

O Vaticano apresentou, no dia 12 de dezembro de 2023, um conjunto de orientações para os meses que precedem a segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que apela à mobilização das comunidades católicas.

O documento convida a cada Igreja local “a efetuar uma nova consulta, determinando as modalidades concretas com base no que parece possível no tempo disponível”: o relatório de síntese da primeira sessão, disponível online, é apresentado como “ponto de referência para o caminho do Povo de Deus no tempo entre as duas Sessões.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou orientações para a continuidade do processo sinodal nas comunidades católicas, pedindo que as dioceses enviem novos contributos até fim de março de 2024.

Os trabalhos da primeira sessão desta Assembleia, com o tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’, decorreram entre 4 e 29 de outubro, tendo aprovado um documento de síntese; a segunda etapa vai decorrer em outubro de 2024, com os mesmos participantes.

CB

 

Lisboa: 15 mil pessoas participaram no caminho sinodal proposto pelo Papa (atualizada)

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR