
Lisboa: Patriarca convida para oração pela saúde do Papa Francisco
D. Rui Valério preside ao encontro «Lisboa reza pelo Papa», este sábado, 1 de março
Lisboa, 28 fev 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa convida os cristãos a juntarem-se em oração pela saúde do Papa Francisco na iniciativa ‘Lisboa reza pelo Papa’, este sábado, dia 1 de março, às 21h30, na Basílica da Estrela.
Uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA informa que a iniciativa ‘Lisboa reza pelo Papa’ vai ser presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, que “convida os cristãos a juntarem-se a este tempo de oração” pela saúde do Papa Francisco.
O Patriarcado de Lisboa explica que “fiel à tradição jesuíta”, o Papa Francisco, ao longo do pontificado, “sempre demonstrou uma grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus”, por isso, escolheram a Basílica da Estrela, para a iniciativa ‘Lisboa reza pelo Papa’, a “primeira igreja no mundo dedicada a esta invocação”.
Na manhã desta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, o Vaticano informou que o Papa Francisco passou a noite “tranquilamente” e estava a descansar, dando início ao seu 15.º dia de internamento no Hospital Gemelli, em Roma.
Francisco está desde 14 de fevereiro no Hospital Universitário Agostino Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios que se agravaram com nova crise asmática no último sábado.
D. Rui Valério, no dia 19 de fevereiro, numa carta ao Patriarcado de Lisboa convidou “à oração pessoal e comunitária” pela saúde do Papa, indicando aos sacerdotes para incluírem uma prece particular por essa intenção na Oração universal das Missas.
“Nos momentos habituais de oração que já acontecem nas paróquias e comunidades – como exposições do Santíssimo Sacramento, orações do Terço do Rosário, etc. – façam-se preces especiais pelo Papa; Peço a todos os diocesanos do Patriarcado de Lisboa que nas suas orações pessoais tenham o Santo Padre presente”, escreve D. Rui Valério, nessa carta que foi divulgada pelo Patriarcado de Lisboa.
“Pelo Papa Francisco, Pastor da Igreja Universal,
para que seja fortalecido e consolado neste momento de fragilidade,
e possa retomar as suas anteriores ocupações, oremos, irmãos.”
Este é o quarto e mais longo internamento do atual pontífice, no 10.º andar do Gemelli, aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar há vários dias.
Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.
A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.
OC/CB