Lisboa: Patriarca vai presidir a ordenações sacerdotais, no Mosteiro dos Jerónimos

Lisboa, 20 jun 2024 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai presidir às Ordenações Sacerdotais de três diáconos, este domingo, dia 23 de junho, às 16h00, na igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos.

O Patriarcado de Lisboa informa que nesta celebração são esperadas a ordenação dos diáconos Lourenço Abecasis de Carvalho, da paróquia de Santa Joana, Princesa, e Pedro Miguel de Oliveira Araújo, da paróquia de Alverca, alunos do 6.º ano do Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais.

Para além destes novos sacerdotes para a diocese, D. Rui Valério vai presidir também à ordenação presbiteral do diácono António Santos Lourenço, da Companhia de Jesus (Jesuítas).

No âmbito das três ordenações sacerdotais, que se vão realizar no próximo domingo, dia 23, vai ter lugar uma Vigília de Oração pelos ordinandos, esta sexta-feira, 21 de junho, pelas 21h30, no Seminário dos Olivais.

“Convidamos-vos a unirem-se a estes momentos, rezando por todos aqueles que se consagram ao Senhor, nesta maravilhosa doação de vida”, refere uma carta do Setor de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa, enviada ao clero diocesano.

Pedro Miguel Araújo (E) e Lourenço de Carvalho (D); Foto Diogo Paiva Brandão/Patriarcado de Lisboa

O Patriarcado de Lisboa está a divulgar as histórias “de vida e de vocação” dos seus futuros sacerdotes, na sua página na internet; o diácono Lourenço Abecasis de Carvalho conta que está “sereno” e “muito entusiasmado” por “poder servir Nosso Senhor, no que Ele quiser”.

“Que as pessoas encontrem em mim alguém que leva as exigências do seu coração a sério; a coisa que mais desejo é poder oferecer aos outros a paternidade do nosso Deus”, acrescentou o jovem de 25 anos de idade.

O diácono Pedro Miguel de Oliveira Araújo, que é apaixonado pela música litúrgica e fascinado por órgãos de tubos, deseja “mostrar que a felicidade da humanidade passa pela amizade com Jesus”.

“A música ajudou-me imenso a crescer na fé e a conhecer a Pessoa de Jesus; Nosso Senhor atraiu-me sempre pela parte litúrgica e musical”, contou o futuro sacerdote, de 25 anos, natural da Paróquia de São Pedro de Alverca do Ribatejo.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, pelo Gabinete de Comunicação da Província Portuguesa dos Jesuítas, António Santos Lourenço, de 35 anos, destaca um “partilhar com todos, através do serviço à Igreja e ao mundo, a partir da Companhia de Jesus, Jesus ressuscitado e consolador.”

“Colocar as pessoas com quem me encontro, e o mundo, em contacto com o Senhor da vida, de uma forma muito concreta”, acrescenta o diácono, que entrou na Companhia de Jesus em 2013, depois de ter estudado Ciências da Comunicação, e ter trabalho um ano nessa área.

CB

 

Notícia atualizada às 17h59, de 21 de julho de 2024

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top