
Lisboa: «O Migrante é Cristo que Bate à nossa porta” é o tema da 59ª Semana de Estudos na Casa do Oeste

Lisboa, 13 ago 2025 (Ecclesia) – A Casa do Oeste, em Ribamar-Lourinhã, no Patriarcado de Lisboa, vai receber, de 20 a 23 de novembro, a 49ª Semana de Estudos, dedicada ao tema “O Migrante é Cristo que Bate à nossa porta”.
“Tendo em conta o contexto atual da Migração em Portugal, enquanto fenómeno cada vez mais presente, surge este convite para, juntos, refletirmos sobre os desafios e as oportunidades de construir uma sociedade mais inclusiva, justa e intercultural”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
No modelo de “fim-de-semana alargado”, a Casa do Oeste convida a saborear momentos “recheados de convívio e de partilha, de oração e reflexão”.
A partir do mote do encontro, inspirado numa frase do Papa Francisco, os participantes são desafiados com propostas para os três dias
“Ver com os Meus e os teus Olhos (Sexta)”, “Julgar com a Mente e Coração para discernir (Sábado)”, “Agir com as Mãos e os Pés para avançar (Domingo)” são as sugestões lançadas pela Casa do Oeste.
As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas até dia 31 de outubro através de um formulário disponível online.
No primeiro dia, o acolhimento realiza-se a partir das 17h.
A Casa do Oeste é uma instituição canónica e civil, com estatuto de instituição particular de solidariedade social, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública e tem como missão “a promoção do desenvolvimento sustentável, à luz da mensagem cristã, em ordem à integração social e comunitária.”
A origem desta instituição, posteriormente Fundação João XXIII, remonta aos anos 60,
tendo-se iniciado a sua concretização em 1972 como local para a realização das atividades dos Movimentos Rurais da Ação Católica do Patriarcado de Lisboa.
Inaugurado em 28 de abril de 1974, o edifício da Casa do Oeste sofreu diversas remodelações, contando atualmente com excelente condições de acolhimento e conforto, incluindo elevador para facilitar a utilização de pessoas com mobilidade reduzida.
LJ