Lisboa: Movimento Metanoia organiza Sessão de Estudos 2024 sobre «Desafios à participação democrática»

Foto LUSA/André Kosters

Lisboa, 14 fev 2024 (Ecclesia) – O Movimento Católico de Profissionais – Metanoia – organiza a 2 de março, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, Amadora, a Sessão de Estudos 2024 dedicada aos “Desafios à participação democrática: aumentar a representatividade, aperfeiçoar os processos de decisão”.

“Acreditamos, com o Papa Francisco, que a política ‘é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas de caridade, porque busca o bem comum’ e nesta Sessão de Estudos respondemos ao seu convite para a revalorizarmos”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Entre as propostas estão “compreender as razões pelas quais ‘muitos possuem uma má noção política’ (Papa Francisco, Encíclica Fratelli Tutti, ponto 176), alheando-se dos processos de decisão” e promover a representatividade, dando “voz aos que não têm para que possam ter esperança numa vida melhor e participar na construção do bem comum”.

Constatamos que muitos cidadãos não se sentem representados pelos deputados que elegem e a necessidade de lhes apresentarem diretamente os seus problemas e anseios é quase nula”

Além disso, a Metanoia tem em vista o desafio de “envolver nos processos de decisão das políticas os que deles vão beneficiar”, “conhecer e valorizar uma perspetiva mais geral do que é a política” e valorizar a política, “enquanto uma dimensão fundamental da fé”, nas comunidades paroquiais e no movimento.

“A desconfiança em relação à política e aos políticos manifesta-se também em muitas paróquias e movimentos católicos”, indica.

O programa do dia é composto por uma saudação inicial e apresentação levada a cabo por Paulo Melo, seguida do tema “Aperfeiçoar a democracia, dignificar a política”, sendo este um momento conduzido pelo professor da Universidade Católica Portuguesa, Mendo Castro Henriques.

Depois de uma pausa, pelas 11h40 é a vez do professor da Universidade de Coimbra José Manuel Pureza tomar a palavra num espaço sobre “Aperfeiçoar a democracia, dignificar a política”.

Durante a tarde, é promovido um debate, ao qual se segue uma mesa redonda sobre a prática da construção do bem comum, com Carla Madeira, autarca; Nuno Barbosa, jovem ativista de Braga; e Rui Lavoura, sindicalista da LOC Lisboa.

O encontro termina com um jantar, pelas 20h, há ainda um momento de oração.

Até ao dia 23 de fevereiro encontra-se aberta a participação na Sessão de Estudos que é assegurada através de inscrição.

Metanoia – Movimento Católico de Profissionais é, estatutariamente, uma associação privada de fiéis que reúne pessoas com “diversas experiências e sensibilidades, disponíveis para procurarem sentidos de vida no encontro e na partilha, tendo como referência o Evangelho de Jesus Cristo”, lê-se no seu sítio online.

LJ/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Scroll to Top