Lisboa: «Mosaiko» assinala Dia Internacional dos Direitos Humanos
Lisboa, 09 dez 2025 (Ecclesia) – No âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, o «Mosaiko – Instituto para Cidadania», organiza, dia 10 deste mês, entre as 17h00 e as 19h00, a conferência sobre “Espaço cívico Angolano e Português”.
A iniciativa vai decorrer no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Sala Monsanto) e, na mesma ocasião, vai ser lançado o “Manual de Direitos Humanos” que conta com mais de 50 autores de Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Portugal, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Estes dois atos celebram o Dia Internacional dos Direitos Humanos e para o efeito, o «Mosaiko» convidou ativistas portugueses e angolanos para uma reflexão sobre os desafios da ação cívica nos seus contextos.
Além destes, alguns autores do Manual de Direitos Humanos estarão em diálogo, tal como acontece nos jangos em Angola, para uma conversa sobre os Direitos Humanos hoje e o futuro.
O diretor-geral do «Mosaiko», Júlio Candeeiro, destaca que “o Mosaiko sempre procurou reunir diferentes vozes e saberes com intuito de melhorar a nossa ação junto das comunidades, faz sentido convocar académicos, políticos, religiosos, ativistas, cientistas, juristas, para descreverem os direitos humanos sob as suas perspetivas e assim, conseguimos ter um manual rico e contemporâneo”.
Esta iniciativa conta com o apoio do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e o financiamento da MISEREOR.
LFS
|
MOSAIKO O «Mosaiko – Instituto para a Cidadania» é uma organização Angolana, sem fins lucrativos que pretende contribuir para uma cultura de Direitos Humanos em Angola. Fundado em 1997, pelos Missionários Dominicanos (Ordem dos Pregadores – Igreja Católica), foi a primeira instituição angolana a assumir, explicitamente, como missão, a promoção dos Direitos Humanos em Angola. |

