Lisboa: Memorial assinala 120 anos do nascimento da escultora Maria Amélia Carvalheira
Lisboa, 26 ago 2024 (Ecclesia) – O presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa, vai inaugurar um memorial à escultora Maria Amélia Carvalheira, no próximo dia 8 de setembro.
A inauguração, que vai contar com a presença do patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, assinala os 120 anos do nascimento da escultora e os 20 anos do Jardim Améria Carvalheira, situado junto à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa.
Maria Amélia Carvalheira (1904-1998) é natural de Gondarém, Vila Nova de Cerveira, e autora de diversas obras, nomeadamente no Santuário de Fátima, na Cova da Iria, como a Via-Sacra dos Valinhos, o conjunto escultórico do Anjo de Portugal e os pastorinhos, e seis estátuas da Colunata do Santuário de Fátima, assim como a escultura de Nossa Senhora de Fátima presente no local da aparição de 19 de agosto de 1917.
Com obras de arte em várias congregações religiosas, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, a que esteve ligada, tem também várias escultura de Maria Amélia Carvalheira, nomeadamente um presépio de 24 peças em barro policromo, permanentemente exposto numa capela lateral da igreja.
No dia 8 de setembro é lançada também uma fotobiografia da escultora Maria Amélia Carvalheira (1904-1998) às 17h00, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa.
PR