Lisboa: Jovens Sem Fronteiras dinamizam «Missão no Colombo», um espaço de «diálogo e oração»
Lisboa, 07 nov 2025 (Ecclesia) – O Movimento Jovens Sem Fronteiras (JSF), ligado aos Missionários Espiritanos, está a dinamizar um “programa de formação cristã juvenil”, ao ritmo de um encontro por mês, até junho de 2026, na capela do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
“Um ciclo mensal de encontros de oração, reflexão e partilha, a que chamamos ‘Missão no Colombo’, por se tratar de uma proposta que pretende compreender a ligação inextricável entre discipulado e missão, no mundo contemporâneo”, explica o movimento católico JSF, numa nota enviada esta sexta-feira, dia 7 de novembro, à Agência ECCLESIA.
Este programa de formação cristã juvenil, que começou em setembro, vai realizar-se até junho de 2026, ao ritmo de um encontro por mês, sempre às 21h00, na capela de Nossa Senhora das Descobertas, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
“No coração da vida urbana, onde a pressa muitas vezes nos impede de parar, queremos oferecer um espaço de encontro com Deus.”

Os Jovens Sem Fronteiras explicam que cada encontro mensal vai contar com a participação de oradores que vão abordar “temas específicos e relevantes”, convidando os participantes a refletir sobre “a fé à luz dos desafios e realidades atuais”.
Nesse sentido, estes momentos da ‘Missão no Colombo’, do movimento ligado à Congregação dos Missionários do Espírito Santo, vai proporcionar também “um espaço para diálogo e oração”.
‘Perda, Fragilidade e Finitude’, é o tema do próximo encontro, que tem como convidado o padre Custódio Langane, o capelão do Instituto Português de Oncologia (IPO/Lisboa), que é natural da aldeia de Bilene, na Diocese moçambicana de Xai Xai, no dia 11 de novembro, pelas 21h00 na capela do Centro Comercial Colombo.
Entre os convidados estão Mariana Hancok (dezembro), sobre migrações, o padre Adelino Ascenso (Missionária da Boa Nova), diretor da Subcomissão de Diálogo Inter-religioso da Conferência Episcopal Portuguesa/CEP (janeiro), Ana Mansoa (Centro Padre Alves Correia/CEPAC) e Diogo Silva (janeiro), as Irmãs Clarissas (março), o professor universitário Juan Ambrosio (abril), a irmã Linda e Beatriz Morgado (maio), e o diretor da Agência ECCLESIA, o jornalista Paulo Rocha (junho).
Fundados em 1983 na Foz do Arelho (Caldas da Rainha), os ‘Jovens Sem Fronteiras’ estão ligados à Congregação dos Missionários Espiritanos, que estão há 158 anos em Portugal, e foi fundada em 1703, em Paris, por Claude Poullart des Places para apoiar jovens que quisessem seguir o sacerdócio e para servir os pobres na França rural ou em missões nas colónias francesas no ultramar.
CB
Morte: «Se amamos até ao fim, a nossa vida tem sentido» – Padre Custódio Langane

