Lisboa: Jornada vicarial de Liturgia de Sintra convida ao «(re)encontro com o simbólico»
Sintra, 07 jan 2025 (Ecclesia) – A Vigararia de Sintra, do Patriarcado de Lisboa, vai realizar a sua terceira Jornada de Liturgia, com o tema ‘Espiritualidade e liturgia: o (re)encontro com o simbólico’, no dia 8 de fevereiro, na igreja de Rio de Mouro.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Vigararia de Sintra informa que D. Alexandre Palma, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, vai fazer a conferência de fundo do seu encontro de formação litúrgica com o tema ‘O agir simbólico e a ritualidade na liturgia’, a partir das 10h00.
A terceira Jornada de Liturgia da Vigararia de Sintra começa às 09h00, com o acolhimento, às 12h00, celebram a Eucaristia, e, segundo o programa, da parte da tarde realizam-se quatro ateliês, das 14h30 e as 16h00, os participantes têm de escolher um.
‘A Eucaristia: passo a passo’ vai ser apresentada pelo padre Pedro Lourenço, diretor do Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa, e ‘Celebrações Mistagógicas: uma experiência’, pelo cónego Francisco Couto, diretor do Departamento de Pastoral Litúrgica da Arquidiocese de Évora.
Os outros dois ateliês, que vão ser apresentados por sacerdotes do Patriarcado de Lisboa, são sobre ‘o lugar da catequese como iniciação à liturgia’, com o padre Tiago Neto, é o diretor do Setor da Catequese e também vai apresentar “algumas propostas”, e sobre ‘os sinais sagrados na liturgia’, pelo padre Ricardo Jacinto, do Departamento de Liturgia.
A Vigararia de Sintra informa que a sua III Jornada de Liturgia, com o tema ‘Espiritualidade e liturgia: o (re)encontro com o simbólico’, no dia 8 de fevereiro, surge da Carta Apostólica do Papa Francisco ‘Desiderio Desideravi’ (Desejei ardentemente), de 29 de junho de 2022, nos nº 44-47.
“A tarefa não é fácil porque o homem moderno tornou-se analfabeto, já não sabe ler os símbolos, quase nem sequer pressente a sua existência. Isso acontece também com o símbolo do nosso corpo. […] A pergunta que nos colocamos é, portanto, a seguinte: como voltar a ser capazes de símbolos? Como voltar a sabê-los ler para os poder viver? A leitura simbólica não é uma questão de conhecimento mental, de aquisição de conceitos, mas é uma experiência vital”, escreve o Papa, na carta dedicada à formação litúrgica, destaca a organização da Jornada de Liturgia da Vigararia de Sintra.
A organização da terceira Jornada vicarial de Liturgia é da responsabilidade da equipa vicarial de Liturgia da Vigararia de Sintra, que informa que este “encontro é aberto a todos mediante inscrição”.
‘Por uma Liturgia que é viva (questões do movimento litúrgico)’ foi o tema da primeira Jornada de Liturgia da Vigararia de Sintra, enquanto na segunda edição refletiram sobre ‘Igreja e ministérios’.
CB