Lisboa: Festas de Santo António, «o jovem Santo saúda os jovens de todo o mundo»
Lisboa, 03 jun 2023 (Ecclesia) – A igreja de Santo António de Lisboa destacou do programa religioso das Festas de Santo António 2023 as celebrações no dia 13 de junho, e a trezena, que está a decorrer e vai ter uma ‘Missa Fadista’.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo reitor da igreja de Santo António, o padre Jorge Marques, sacerdote Franciscano, a procissão solene da Festa de Santo António, começa às 17h00, de 13 de junho, após a Eucaristia das 15h00, na Sé Patriarcal.
Na procissão pelas ruas de Alfama, o santo franciscano vai acompanhado por outras imagens, nomeadamente São João da Praça, São Miguel, Santo Estêvão, São Vicente e São Tiago.
Este itinerário que passa por várias igrejas vai terminar no Largo da Sé com mensagem e bênção à cidade de Lisboa com a relíquia de Santo António.
Santo António, presbítero e doutor da Igreja, é o padroeiro secundário de Portugal e um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, as festas este ano têm como tema ‘O jovem Santo de Lisboa saúda os jovens de todo o mundo’.
No dia 13, na igreja de Santo António vão celebrar quatro Missas na manhã desta solenidade (08h00, 09h00, 10h00 e 11h00), e a Eucaristia de encerramento das Festas de Santo António 2023, começa às 20h00.
A Igreja de Santo António, em Lisboa, ergue-se sobre o local onde nasceu Santo António, o templo atual foi construído, em 1767, onde existia uma capela desde o século XV, e foi visitado pelo Papa São João Paulo II, em 12 de maio de 1982, quando inaugurou a estátua, da autoria de Domingos Soares Branco, no Largo de Santo António da Sé.
Desde o dia 30 de maio, a festa de Santo António está a ser preparada pela trezena que alia aos momentos de oração e reflexão a música e a cultura, diariamente, as Missas são às 11h00 e 17h00, com padrinhos/madrinhas, amigos e devotos do santo português.
Segundo o programa, enviado à Agência ECCLESIA pelo reitor da igreja de Santo António, na Solenidade do Corpo de Deus, no dia 8 de junho, celebram duas Eucaristia, às 11h00 e 19h00, a ‘Missa Fadista – Fados ao S. António’, no dia 10 de junho, sábado, começa às 17h00.
Nascido no final do século XII, Fernando de Bulhões, que viria a assumir o nome de António, foi recebido entre os Cónegos Regulares de S. Agostinho em Lisboa e Coimbra, mas pouco depois da sua ordenação sacerdotal ingressou na Ordem dos Frades Menores, com a intenção de se dedicar à propagação da fé entre os povos da África.
O santo português, que morreu em Pádua, Itália, no ano de 1231, foi o primeiro professor de teologia na ordem fundada por São Francisco de Assis, e ficou famoso pelos seus sermões.
CB