Lisboa: Encontro comemorativo do centenário da revista «Boa Nova»
Lisboa, 04 out 2024 (Ecclesia) – A revista «Boa Nova – Atualidade missionária» está a celebrar o seu centenário e, para assinalar esta data, realiza, dia 26 deste mês, às 15h00, em Lisboa (Centro Paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus), um encontro comemorativo.
A atividade pretende promover “maior conhecimento e proximidade entre leitores e amigos e a equipa da Boa Nova”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Para além das saudações haverá momentos musicais, um vídeo sobre os cem anos da revista e um debate sobre o futuro da publicação.
A revista nasceu em 15 de agosto de 1924, com o nome de «O Missionário Católico» e é uma publicação periódica mensal, ilustrada, pertencente à Sociedade Missionária da Boa Nova, que, por sua vez, foi fundada, em 1930, pelo Papa Pio XI.
Para celebrar o jubileu centenário, a direção e a administração da revista «Boa Nova» prepararam uma edição especial (agosto/setembro) intitulada 100 Anos em Missão, com conteúdos especiais que incluem: testemunhos de três comunidades da SMBN em Portugal (Cernache do Bonjardim, Valadares e Cucujães) e dos missionários em Moçambique, Angola, Brasil e Japão; uma retrospetiva das principais figuras ligadas à história da Boa Nova, com destaque para uma entrevista especial ao anterior diretor da revista, padre Artur de Matos, que a ela esteve ligado por mais de meio século, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A «Boa Nova», “pioneira da imprensa missionária em Portugal”, veio dar resposta a um anseio de D. Teotónio Vieira de Castro (1859-1940), bispo de Meliapor (Índia) e Superior do Colégio das Missões Ultramarinas (Tomar, Cucujães e Cernache do Bonjardim), de se criar uma publicação missionária para divulgar a importância do trabalho dos missionários e da evangelização nos territórios ultramarinos.
Ao longo deste século de publicação ininterrupta, a «Boa Nova» tem buscado partilhar a beleza da missão, criando pontes e laços entre os povos, especialmente da lusofonia.
LFS