
Lisboa: Depois das obras, Igreja de São Sebastião do Sobreiro vai ser inaugurada
Lisboa, 14 jul 2023 (Ecclesia) – A Comunidade do Sobreiro, pertencente à Paróquia de Mafra (Patriarcado de Lisboa) celebra este ano o cinquentenário da Igreja de São Sebastião do Sobreiro.
“Este templo, construído em 1973 foi erigido no mesmo local da antiga Capela de São Sebastião do Sobreiro, datada de 1805 e em ruína na consequência do terramoto de fevereiro de 1969, pois o Largo de São Sebastião do Sobreiro sempre foi, por centralidade e tradição o local lógico para a construção daquela que se pretendia vir a ser a Igreja Paroquial do Sobreiro (que depois viria a nunca ser elevado a Paróquia)”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA
O projeto inicial pretendia um espaço eclético, polivalente e muito enquadrado na estética arquitetónica e litúrgica da década de 1970.
Para comemorar os seus 50 anos, a igreja vai receber “a maior remodelação desde que foi construída, grandes obras de beneficiação e alteração de praticamente todos os espaços e salas que a compõem”.
A nova Capela da Ressurreição, que acolherá os velórios e funerais de toda a comunidade e foi já inaugurada por necessidade da obra, foi o primeiro espaço intervencionado, seguindo-se uma nova sacristia para a paramentação e outra apenas para alfaias e livros litúrgicos.
O presbitério foi também “inteiramente reformulado, recebendo diversas peças com mais de 200 anos de história, retiradas da antiga capela e que agora regressam ao seu uso primitivo, criando-se um equilíbrio entre classicismo e modernismo perfeitamente enquadrados num espaço que dignifica a liturgia ali celebrada”.
A par destas obras, a Igreja do Sobreiro recebe também, por ocasião do seu cinquentenário, “um imponente Órgão de Tubos que a elevará a um novo patamar cultural e proporcionará também uma maior dignificação da liturgia, objetivo transversal a toda a obra”.
As obras vão ser inauguradas por D. Joaquim Mendes, Bispo auxiliar de Lisboa no dia 23 de julho, pelas 15h45, na eucaristia dos “tradicionais festejos em honra de São Sebastião e Nossa Senhora da Saúde.
LFS