Lisboa: Congresso Missionário é dedicado à «fraternidade sem fronteiras» (c/vídeo)
Lisboa, 09 jul 2022 (Ecclesia) – As congregações missionárias em Portugal e a Conferência Episcopal estão a organizar um congresso, com o tema ‘Fraternidade sem fronteiras’, que vai decorrer nos dias 14 e 15 de outubro, no auditório Cardeal Medeiros, na Universidade Católica, em Lisboa.
“As grandes proporções do fenómeno migratório e a multiculturalidade daí resultante conduziram o mundo do terceiro milénio a novos desafios no que diz respeito à urgência da construção de pontes e do derrube de fronteiras que impeçam a fraternidade”, assinala a comissão executiva no comunicado de apresentação do congresso missionário.
Neste âmbito, acrescentam que a questão essencial é aprender “como viver juntos, como respeitar o outro, como dialogar com o diferente e como escutar o seu coração”, e é exigido um esforço de atenção em “três blocos prioritários de diálogo”, que se apresentam com ramificações e matizes enriquecedoras: “Com as religiões, com os indiferentes e com a cultura”.
A organização do congresso missionário explica que neste evento de dois dias, a 14 e 15 de outubro, gostariam de ter o documento de Abu Dhabi “como ponto de partida” – a declaração centrada na fraternidade humana assinada pelo Papa Francisco e pelo grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, a 4 de fevereiro de 2019, nos Emirados Árabes Unidos -, “peregrinando pela fraternidade” em diferentes áreas e setores.
“Na cultura do diálogo, na política, na economia, no modelo social, na missão, no diálogo intercultural e inter-religioso, e desaguando no papel da fraternidade na reconstrução da esperança, perspetivando a fraternidade sem fronteiras, numa série de seis conferências individuais e dois painéis inter-religiosos”, acrescentam.
A comissão executiva desta iniciativa acrescenta que o verdadeiro encontro e o diálogo genuíno entre culturas e religiões “têm como esteira comum o encontro e o diálogo entre pessoas concretas”.
Segundo o programa, as Congregações Missionárias, as Obras Missionárias Pontifícias – Portugal e a Conferência Episcopal Portuguesa convidaram o prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-Religioso (Santa Sé), o cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, para apresentar a “Fraternidade sem Fronteiras e o Documento de Abu Dhabi”, no início do congresso.
Ainda no primeiro dia, a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, e Guilherme de Oliveira Martins, são os oradores de duas conferências, e no sábado, os participantes vão ouvir, D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da CEP, Diana de Vallescar Palanca, sobre interculturalidade e diálogo inter-religioso – e o cardeal José Tolentino Mendonça.
O primeiro painel é dedicado às religiões monoteístas, com um representante do judaísmo, do islamismo e do cristianismo, na sexta-feira, 14 de outubro, e no dia seguinte, centram-se nas religiões místicas, o hinduísmo, o budismo e o catolicismo.
CB