Lisboa: Concerto «Na busca de um bem definitivo» realiza-se na Igreja São Tomás de Aquino

Lisboa, 03 jun 2024 (Ecclesia) – O Ensemble São Tomás de Aquino, sob a direção musical de Maria de Fátima Nunes, realiza, na Igreja São Tomás de Aquino, em Lisboa, dia 30 de junho, às 17h00, um concerto cujo mote é «Na busca de um bem definitivo» – música, poesia e espiritualidade.

Trata-se do concerto de encerramento da VII temporada de música da Igreja de São Tomás de Aquino, organizada pela Associação Cultural Oito Ecos, “que contará, uma vez mais, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Antena 2”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O concerto vai contemplar, entre outras, obras de Lopes-Graça, Eurico Carrapatoso, Alfredo Teixeira, David Miguel, João Fonseca e Costa, Miguel Jesus e Manuel Faria sob textos poéticos de Maria Beatriz da Fonseca, Cristina Campo (trad. Tolentino Mendonça), António Ramos Rosa, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Manuel António Pina, José Augusto Mourão, José Gomes Ferreira, Carlos Oliveira e João José Cochofel.

LFS

ENSEMBLE SÃO TOMÁS DE AQUINO

Residente na Igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, o Ensemble São Tomás de Aquino constitui-se como um grupo de composição variável, formado por jovens músicos profissionais.

Criado em julho de 2015, tem apresentado – em concerto e no âmbito litúrgico – repertório histórico e contemporâneo. Entre as obras executadas em concerto incluem-se o Kyrie e Gloria da “Missa em Si menor” e o “Magnificat” de J. S. Bach, Gloria de A. Vivaldi, “Messiah” de G.F. Handel, “Selected Mass” de Vincent Novello, Requiem de Mozart, “Missa Syllabica” de Arvo Part, bem como numerosas obras de polifonia sacra antiga e contemporânea.

Seguindo de perto o trabalho do compositor Alfredo Teixeira, tem estreado várias das suas obras: “Missa do Parto”, para coro e órgão (2018), “Apocalipse Breve segundo Daniel Faria”, para duplo trio (2019); “Hinário para um tempo de confiança”, para coro, órgão e saxofone (2021); “Missa sobre o Mundo”, para órgão e voz recitante, a partir de fragmentos do texto homónimo de Teilhard de Chardin (1881-1955), estreada por ocasião do 50º aniversário do órgão Pels Van Leeuwen, instalado da Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino.

Em março de 2021, através de várias plataformas digitais, iniciou um projeto musical denominado “Vou interpretar o meu enigma ao som da lira. Música, Liturgia, Espiritualidade”, que pretende (re)descobrir e divulgar, de forma ampla, música portuguesa.

De igual modo, tem vindo a apresentar-se em diversos festivais de música tais como: Festival Internacional de Órgão da Madeira (2017), II Festival Internacional de Órgão de Mafra (2018), Festival de Música “Sons com História” de Castelo de Vide (2019), Festival Cistermúsica (2020 e 2023), II Festival de Música Antiga de Torres Vedras (2020), Festival “Música no Termo” (2021), Festival Sons do Côa (2022 e 2023) e Jornada Mundial da Juventude (2023). Em 2020, sob a chancela da Paulus Editora, lançou o seu primeiro projeto discográfico, intitulado “Vimos do Mar e da Montanha”. Em 2023, lançou um segundo projeto discográfico, dedicado ao cancioneiro português da natividade, designado “Ó meu Menino”.

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