
Lisboa: Concerto jubilar do Coro da Catedral realiza-se no dia da Dedicação da Sé
Lisboa, 24 jul 2025 (Ecclesia) – O Concerto Jubilar do Coro da Catedral de Lisboa, inicialmente previsto para o passado mês de abril e adiado devido ao falecimento do Papa Francisco, já tem nova data marcada: será no próximo dia 25 de outubro, às 16h15, na Sé Patriarcal.
“A escolha desta nova data coincide com a festa da Dedicação da Sé de Lisboa, um momento de particular importância para a vida da diocese. Como sublinham os organizadores, esta celebração acontece num período liturgicamente rico: poucos dias depois da memória de São João Paulo II (22 de outubro) e na proximidade da Solenidade de Todos os Santos (1 de novembro)”, lê-se no site do Patriarcado.
Este será um concerto multimédia pensado como expressão da caminhada jubilar em curso na diocese e como convite à esperança.
O programa original – dedicado à memória dos Papas [São João Paulo II, Bento XVI e Francisco] e Patriarcas de Lisboa [D. José Policarpo, D. Manuel Clemente e D. Rui Valério] dos últimos 25 anos – será agora enriquecido com o “novo Pastor Universal, o Papa Leão XIV”, recentemente eleito, e “todos os que com eles trabalharam ou trabalham, para continuar a fazer da Igreja de Lisboa uma Igreja de esperança, de serviço”.
O Concerto Multimédia do Coro da Catedral de Lisboa conta com o envolvimento de diversos músicos e voluntários, bem como com o apoio de várias instituições: Patriarcado de Lisboa, Cabido da Sé Metropolitana, Agência ECCLESIA, Secretariado Nacional de Liturgia, jornal «Voz da Verdade», Rádio Renascença e Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.
LFS
Coro da Catedral de Lisboa Com direção do maestro Luís Filipe Fernandes, o Coro da Catedral de Lisboa foi pensado pelo cónego Luís Manuel Pereira da Silva, antigo pároco da Sé falecido em 2020, e iniciou a sua atividade em julho de 2011. |