Lisboa: Centro de Reflexão Cristã promove encontro «migrantes e sociedade de acolhimento»

Um tema que «é urgente não deixar na superficialidade dos discursos polarizados e violentos»

Cartaz: CRC

Lisboa, 28 fev 2028 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) promove o encontro ‘Migrantes e sociedade de acolhimento: diálogos sobre cultura, política e espiritualidade’, das 14h30 às 18h30, de 12 de março, no âmbito do Jubileu dos Migrantes do Patriarcado de Lisboa.

“Um encontro plural e informado sobre a mobilidade humana. O programa foi concebido como contributo para a reflexão dentro da sociedade e, em particular, para pensar o papel dos católicos neste contexto”, explica o CRC, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela sua presidente, Inês Espada Vieira.

Na jornada, intitulada ‘Migrantes e sociedade de acolhimento: diálogos sobre cultura, política e espiritualidade’, o Centro de Reflexão Cristã vai reunir investigadores, atores políticos, pessoas migrantes, líderes de comunidades, e católicos “com ação no terreno”, em três mesas de diálogo.

O CRC convida “todos os interessados” a juntarem-se a estes diálogos sobre migrações e a aprofundar uma matéria complexa que “é urgente não deixar na superficialidade dos discursos polarizados e violentos”.

Este encontro, no dia 12 de março, vai realizar-se na Galeria Fernando Pessoa, no Largo do Picadeiro (ao Chiado), a partir das 14h30 até às 18h30: ‘Políticas públicas (d)e integração de migrantes’, com Rui Pena Pires (ISCTE), Cláudia Pereira (secretária de estado para a Integração e as Migrações 2019-2022), Dulcineia Sousa (presidente da Associação Cabo-verdiana de Lisboa); ‘Acolher, proteger, promover e integrar’ os migrantes, com Alex Villas Boas (CITER-UCP), Linda Koncz (CECC/CITER-UCP) e Ghalia Taki (portuguesa de origem síria, JRS) e Ana Paula Costa (presidente da Casa do Brasil).

‘Os católicos e os desafios das migrações hoje’, é o tema da terceira e última mesa de diálogo, a partir das 17h00, que junta a diretora-executiva do Centro Padre Alves Correia (CEPC), Ana Mansoa, a diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), Eugénia Quaresma (OCPM) e José Leitão, que foi o Alto-Comissário para a Integração e Minorias Étnicas (1996-2002), membro do CRC.

O Centro de Reflexão Cristã promove o encontro ‘Migrantes e sociedade de acolhimento: diálogos sobre cultura, política e espiritualidade’, na semana (de 9 a 16 de março) do Jubileu dos Migrantes do Patriarcado de Lisboa, inserido no Jubileu diocesano da Caridade, dinamizado entre janeiro e março.

A Igreja Católica está a viver o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da Igreja Católica, que começou com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro pelo Papa, na noite de 24 de dezembro de 2024, até 6 de janeiro de 2026; o Jubileu 2025 foi proclamado por Francisco na bula ‘Spes non confundit’ (A esperança não desilude).

Centro de Reflexão Cristã é uma associação civil formada por cristãos, em 1975, com o objetivo de promover o “estudo da teologia para o crescimento na fé cristã, ao serviço da evangelização e da libertação do povo português”, referem os seus estatutos.

CB/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  
Scroll to Top