Lisboa: Cáritas diocesana reforça o seu compromisso com o cuidado da «Casa Comum»
Lisboa, 13 nov 2025 (Ecclesia) – No âmbito das comemorações dos seus 50 anos, a Cáritas de Lisboa reforça o seu compromisso com o cuidado da Casa Comum e une-se ao protocolo celebrado entre o Patriarcado e o Grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel.
Esta iniciativa marca um novo passo no trabalho da Cáritas que, “além da intervenção social, passa agora a integrar uma dimensão ecológica e sustentável, consciente de que a crise ambiental e a exclusão social estão profundamente ligadas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA
A Cáritas de Lisboa como estrutura do Patriarcado de Lisboa pretende, por isso, contribuir para “a conversão ecológica da diocese de Lisboa através da sua ação direta e do trabalho social que desenvolve na Rede Cáritas com as Cáritas Paroquiais e todas as entidades da Igreja de Lisboa com quem se relaciona”, acrescenta.
A Cáritas de Lisboa e o Grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel (Lisboa) vão trabalhar em conjunto para fornecer à Rede Cáritas Lisboa “um conjunto de informações que lhe irá permitir fazer o autodiagnostico e tomar ações em linha com os objetivos ‘Laudato Si’ propostos pelo Dicastério do Desenvolvimento Humano Integral”, sublinha nota.
No ano pastoral de 2025/26 a Cáritas Diocesana de Lisboa celebra 50 anos de trabalho na Diocese de Lisboa como rosto da caridade e do amor de Cristo. A Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL) foi criada, por decreto do Patriarcado de Lisboa, a 23 de junho de 1976
LFS

