Lisboa: Capela do Rato promove conversa sobre habitação e migrações, partindo da exortação ‘Dilexi Te’

Lisboa, 28 nov 2025 (Ecclesia) – A Capela do Rato vai acolher, na terça-feira, pelas 18h30, uma conversa que convida a refletir sobre as questões contemporâneas da habitação e migrações, partindo da exortação apostólica “Dilexi Te”, a primeira escrita pelo Papa Leão XIV.
“Numa conjuntura marcada pela escassez de oferta habitacional, pela pressão sobre os centros urbanos, pela intensificação dos fluxos migratórios, e pela sua declinação em várias formas de pobreza, esta conversa procura discutir criticamente a Dilexi te, identificando o modo como esta nos pode interpelar em busca de uma sociedade mais inclusiva”, refere a Capela do Rato.
Com moderação de Ângela Barreto Xavier, a iniciativa vai ser participada pela arquiteta Helena Roseta, que foi deputada à Assembleia da República e vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, sendo responsável pela Lei de Bases da Habitação.
A conversa conta também com a intervenção de João Peixoto, sociólogo, professor no Instituto Superior de Economia e Gestão, e atualmente vice-reitor da Universidade de Lisboa, cuja investigação incide sobre as migrações internacionais, os mercados de trabalho, a demografia e a globalização.
“Com eles, iremos discutir como é que o direito à habitação, a mobilidade humana e a integração social podem ser abordadas à luz de uma visão centrada na dignidade humana e na responsabilidade coletiva”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
O Papa Leão XIV publicou a 9 de outubro a primeira exortação apostólica do pontificado, ‘Dilexi Te’ (Eu amei-te, em português), na qual reflete sobre a relação da Igreja com os pobres e apela ao acolhimento de migrantes e refugiados.
LJ

