Lisboa: «50 anos Casa do Oeste» em destaque na Semana de Estudos e das Famílias
Lisboa, 02 set 2024 (Ecclesia) – A Casa do Oeste, em Ribamar-Lourinhã, no Patriarcado de Lisboa, vai realizar a 48ª Semana de Estudos e Semana das Famílias, com o tema ‘50 anos Casa do Oeste – Venham + 50’, de 3 a 6 de outubro.
“No já habitual formato de ‘fim de semana alargado’ convidamos-te a saborear estes momentos na Casa do Oeste recheados de convívio, de caminhada, de partilha, de reflexão, de oração, de Celebração… (os dias completos ou o tempo que puderes)”, divulga a Casa do Oeste, numa nota enviada, esta sexta-feira, 2 de setembro, à Agência ECCLESIA.
A 48ª Semana de Estudos e Semana das Famílias da Casa do Oeste, em Ribamar-Lourinhã, tem como tema ‘50 anos Casa do Oeste – Venham + 50’, e vai realizar-se de 3 a 6 de outubro, no primeiro dia o acolhimento começa às 17h00; as inscrições terminam no dia 18 setembro (geral@casadooeste.pt / 915779037).
Segundo a nota recebida, enviada pela equipa da Semana de Estudos 2024, existem vários “desafios” no contexto do cinquentenário da ‘Casa do Oeste’, e começam pelo “visitar” os marcos deste Caminho, “o que levaram e trouxeram a esta Casa as várias gerações das pessoas que o habitaram e habitam”.
Vão também “olhar o PRESENTE” e “discernir” caminhos para aqui e agora fazer da Casa do Oeste “uma Casa aberta a ‘todos’” e, num terceiro desafio, “sonhar e construir projetos”.
“Testemunhos na primeira pessoa que nos podem inspirar: a criar com as nossas ‘Mãos’ caminhos no aqui e agora para que a “nossa Casa” possa ser Casa aberta a todos e para outros, por mais 50 anos”, acrescentam.
A ‘Casa do Oeste’, no Patriarcado de Lisboa, celebrou a festa dos seus 50 anos no dia 28 abril, com a inauguração de uma exposição sobre a ‘Casa do Oeste’ do ano 1974 até à atualidade, 2024, e de um memorial dedicado a todos os construtores da casa, e a celebração da Eucaristia.
A origem da Casa do Oeste, posteriormente Fundação João XXIII, remonta aos anos 60, tendo-se iniciado a sua concretização em 1972 como local para a realização das atividades dos movimentos rurais da Ação Católica do Patriarcado de Lisboa.
Com sede em Ribamar, concelho da Lourinhã, a Fundação é uma instituição canónica sem fins lucrativos, constituída juridicamente em 1991 que tem por finalidade a promoção e o desenvolvimento do meio rural, à luz da mensagem cristã.
CB
Lisboa: «Um missionário no Oeste» que passa a vida a cultivar a amizade