Leão XIV: Vaticano apresenta mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2026

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 16 dez 2025 (Ecclesia) – O Vaticano vai apresentar a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2026, a primeira mensagem de Leão XIV para esta celebração, esta quinta-feira, 18 de dezembro, a partir das 11h30 locais (menos uma hora em Lisboa).

A mensagem de Leão XIV para o Dia Mundial da Paz 2026 vai ser apresentada pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, o cardeal Michael Czerny, pelo professor Tommaso Greco, docente titular de Filosofia do Direito da Universidade de Pisa (Itália), informou o Vaticano, num comunicado publicado na sala de imprensa.

Na conferência de imprensa, marcada para esta quinta-feira, dia 18 de dezembro, a partir das 11h30 locais, vão participar também o padre Pero Miličević, pároco de SS. Luca e Marco Evangelisti, Mostar, na Bósnia, e a jornalista Maria Agnese Moro, filha de Aldo Moro  [democrata cristão, eleito cinco vezes primeiro-ministro da Itália].

A apresentação da primeira mensagem o Papa Leão XIV para um Dia Mundial da Paz, celebração anual instituída no dia 1 de janeiro, vai realizar-se na Sala de Imprensa da Santa Sé, e tem transmissão ao vivo, em idioma original, nos canais do ‘Vatican News’, no YouTube.

“A paz esteja com todos vós: rumo a uma paz ‘desarmada e desarmante’”, é o título da mensagem de Leão XIV para o 59º Dia Mundial da Paz (1 de janeiro de 2026), tema que foi divulgado a 26 de agosto, pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O organismo da Santa Sé indicou que o Papa “convida a humanidade a rejeitar a lógica da violência e da guerra, para abraçar uma paz autêntica, fundada no amor e na justiça”.

“Essa deve ser desarmada, o que quer dizer não baseada na pobreza, na ameaça ou nos armamentos. E desarmante, porque capaz de acabar com conflitos, abrir os corações e criar confiança, empatia e esperança”, acrescentou no comunicado.

O tema “A paz esteja com todos vós: rumo a uma paz ‘desarmada e desarmante’”, retoma a primeira saudação de Leão XIV, após a sua eleição como pontífice, no dia 8 de maio, na Praça de São Pedro, quando disse “A paz esteja com todos vós”, na varanda central da Basílica de São Pedro, antes da bênção ‘Urbi et Orbi’, primeiro ato público do Papa.

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano, recorda que a saudação de Cristo ressuscitado “A Paz esteja convosco”, que é relatada nos evangelhos, é “um convite dirigido a todos – crentes, não crentes, responsáveis políticos, cidadãos – para edificar o Reino de Deus e a construir juntos um futuro humano e pacífico”.

“Queridos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação do Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu desejo que esta saudação de paz entre no vosso coração, chegue às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja convosco”, afirmou Leão XIV, dia 8 de maio.

O Dia Mundial da Paz foi instituído, em 1968, pelo Papa São Paulo VI (1897-1978), e é celebrado no primeiro dia do novo ano.

PR/CB

Especial: «A paz esteja com todos vós» – as primeiras palavras de Leão XIV (c/vídeo)

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Scroll to Top