
Leão XIV: Diocese de Viseu saúda com esperança a eleição do novo Papa

Viseu, 09 mai 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu manifesta a sua alegria com a escolha do cardeal Robert Francis Prevost, eleito, esta quinta-feira, em Roma, como o novo Papa, que adotou o nome de Leão XIV.
“É com muita alegria que recebemos o sucessor do Papa Francisco e rezamos para que Deus o fortaleça na sua missão, como sinal do Bom Pastor junto de todo o rebanho”, realça o bispo de Viseu, D. António Luciano.
“Pedimos pelo seu ministério petrino e esperamos que continue o legado do Papa Francisco, que abriu as portas da Igreja ao mundo, em proximidade, apelando à paz e à justiça no mundo, construindo pontes, promovendo a sinodalidade na Igreja e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária junto dos pobres e dos mais necessitados, como fez na sua vida como missionário. Não será uma missão fácil, é desafiante no momento atual, mas terá o auxílio de Deus e a proteção da Santíssima Virgem”, afirma D. António Luciano numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O Bispo de Viseu acredita que o novo Papa, até agora prefeito do Dicastério para os Bispos, “acrescido do vasto currículo que traz consigo, o ajudará perante os desafios que tem de enfrentar na Igreja e no mundo”.
“O modo como se apresentou, com serenidade, alguma emotividade e um sorriso de braços abertos, será o prelúdio de uma contribuição para um mundo mais fraterno e uma Igreja que continua aberta a todos”, acrescenta.
Na Diocese de Viseu serão feitas orações pelo Papa Leão XIV, a partir de hoje, 9 de maio.
No próximo domingo, dia 11, Dia do Bom Pastor, o Bispo convida todos os sacerdotes e comunidades a celebrarem a Eucaristia do encerramento da Semana das Vocações, agradecendo a Deus o dom do novo Papa concedido à Igreja Universal, “que terá em mente o Papa Leão XIII e a riqueza do seu magistério”.
Nesse mesmo dia, o bispo celebra na catedral a Eucaristia de ação de graças pelo novo Papa.
Em resposta à bênção “Urbi et Orbi”, anunciada para o próximo domingo, durante a Oração do Ângelus, o bispo apela a que em que todas as igrejas e capelas seja assinalado este momento com o toque festivo dos sinos e se faça uma oração especial de ação de graças a Cristo Bom Pastor pelo dom do novo Papa.
O cardeal Robert Francis Prevost era até agora prefeito do Dicastério para os Bispos. O primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e arcebispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
Nasceu a 14 de setembro de 1955 em Chicago (EUA), filho de Louis Marius Prevost, de origem francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de origem espanhola.
LFS