
Lamego: Santuário de Nossa Senhora dos Remédios celebra 264 anos da sua inauguração
Lamego, 10 jul 2025 (Ecclesia) – O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, na Diocese de Lamego, vai celebrar os 264 anos da sua inauguração, com um programa litúrgico, cultural e recreativo, no dia 22 de julho (terça-feira), a partir das 17h30.
“O envolvimento da comunidade é muito bem-vindo. A presença de cada um é muito importante e desejada”, salienta o reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, padre João António Teixeira, numa nota enviada hoje, 10 de julho, à Agência ECCLESIA.
O santuário mariano da Diocese de Lamego vai celebrar a data da sua inauguração, este ano comemora 264 anos, “retomando uma iniciativa implementada nos últimos anos”, assinala o reitor.
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios preparou um programa litúrgico, cultural e recreativo, para o próximo dia 22 de julho (terça-feira), que começa às 17h30, com a Missa, presidida pelo bispo de Lamego, D. António Couto.
Após a Eucaristia, o programa continua com a concentração na ‘Carreira Central’, a meio do escadório monumental do santuário, às 19h15, para começarem os momentos culturais e recreativos, com fado, com Cristina Marques, às 19h30, uma hora depois “espumante de honra e partilha de farnéis” (20h30), e o concerto pelo Grupo ‘Alvim e os Esquilos’, a partir das 21h00.
O Departamento da Pastoral do Turismo de Lamego promoveu uma cerimónia de abertura ao público das torres da igreja do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, no dia 19 de agosto de 2022.
A construção do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que é imóvel de interesse público, pelo Instituto Português do Património Arquitetónico, realizou-se em quatro fases distintas: Entre 1750 e 1778; entre 1778 e 1868 (em 1849 construiu-se o parque); entre 1868 e 1905 (no século XIX foi desenhada a planta do parque, tornando este com maior relevância) e entre 1917 e 1969.
A igreja conta com um escadório que tem 686 degraus; antes da atual igreja foi mandada construir a primeira capela em honra de Nossa Senhora dos Remédios por D. Manuel de Noronha, em 1568, mandada demolir, na primeira metade do século XVIII, para construir o santuário
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios recebe anualmente milhares de peregrinos, nacionais e estrangeiros, na festa em honra da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Remédios, que têm os momentos principais do programa no início de setembro, terminando no dia 8.
A imagem original da Virgem com o Menino ao peito, datada do século XV, a nova imagem que sai na procissão de triunfo foi consagrada a 2 de setembro de 1904.
CB