
Jubileu dos Artistas: Museu da Consolata expõe cinco dípticos que «apelam à paz e à reconciliação»
Iniciativa desenvolvida pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal pode ser visitada até 31 de outubro

Fátima, 26 jul 2025 (Ecclesia) – O Museu da Consolata vai exibir em Fátima a exposição «Jubileu dos artistas | Pinceladas de paz», que juntou a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) num apelo à paz e à reconciliação.
“A exposição temporária, organizada pela CIRP, resulta da realização do evento e o resultado do trabalho: cinco dípticos que foram elaborados em conjunto, e conta com o apoio do pintor e escultor Abílio Febra, em parceria com o Consolata Museu e a Liga dos Amigos do Museu”, indica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O trabalho foi realizado no dia 28 de junho, no santuário de Fátima e resultou na pintura de “cinco painéis em tela de pintura, tendo cada díptico as dimensões de 200cm x 150cm”.
“Cada díptico tem um subtema e algumas palavras, com o objetivo de ajudar o pintor a inspirar-se. O evento juntou algumas dezenas de Institutos religiosos. A pintura foi realizada ao longo do dia, desde as 10h00 às 17h00. Os participantes entraram no local descalços, em ambiente de oração, e puderam intervir de forma livre em qualquer dos painéis disponíveis. O objetivo foi juntar a diversidade e a complementaridade de cada pessoa”, acrescenta ainda o comunicado.
Os painéis são alusivos a tema como a «Transfiguração – O divino no humano. O amor gerador de confiança. Dependência e comunhão»; «Novos samaritanos – O bom samaritano revisitado e traduzido para o mundo contemporâneo. O serviço das margens. “A Mim o fazeis”»; «Efeito Pilatos – A banalização do mal. Compromisso com a paz. “O que depende de nós, depende absolutamente”.»; «O fim dos tempos – A esperança não engana. A meta é a felicidade»»; «Tribulações como lugar de manifestação do divino – A Virgem Maria sinal de esperança segura e de consolação».
A inauguração será dia 2 de agosto às 16h00 e a exposição poderá ser visitada até dia 31 de outubro de 2025.
LS