Jubileu 2025: Serviço Pastoral convida dioceses portuguesas a promover encontro entre bispos e pessoas com deficiência
Lisboa, 10 out 2024 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) escreveu uma carta aos responsáveis e voluntários do setor, convidando à mobilização para o Ano Santo 2025.
A celebração do jubileu vai ocupar “grande parte do trabalho pastoral deste ano, mas gostávamos também de lembrar a necessidade de manter o bom trabalho desenvolvido até agora, tendo consciência de que se trata de um caminho e que não o percorremos sós” lê-se no documento enviado à Agência ECCLESIA
Animados pelo lema ‘Peregrinos de esperança’, este serviço da CEP realça que neste espírito e união “gostava de animar os serviços diocesanos e demais organizações que trabalham com as pessoas com deficiência a promover durante este ano jubilar um encontro destas pessoas, com o seu bispo, na Sé da diocese a que pertencem”.
No documento, este organismo pretende que seja um “encontro de partilha de fé e de oração, em união com a toda Igreja, preferencialmente perto da data estabelecida pelo Vaticano para esta celebração, entre 28 e 29 de abril de 2025”.
A celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03 de dezembro); os encontros diocesanos da pastoral da deficiência e o acompanhamento dos trabalhos de setores como a catequese, pastoral social e a juventude são “importantíssimos” para se promover “o bom acolhimento das pessoas com deficiência”.
O cuidado com a acessibilidade das Igrejas, com a “mobilidade das pessoas, com as formas de comunicação alternativa (braille, língua gestual ou SPC) não esquecendo que a participação e o acolhimento das pessoas com deficiência são temas essenciais para que todos sintamos que, de facto, somos todos membros da Igreja”, salienta.
No site do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência é possível encontrar recursos e documentos para os trabalhos.
Em breve vai ser lançado o manual de apoio a animadores e catequistas para a inclusão de pessoas com deficiência com o título “ESTAMOS TODOS?”, em colaboração com o Secretariado Nacional de Educação Cristã.
O Serviço Pastoral da CEP visa apoiar os serviços diocesanos no seu trabalho de inclusão de pessoas com deficiência na Igreja em Portugal.
LFS/OC