
Jubileu 2025: Dioceses do mundo celebram o «VI Domingo da Palavra de Deus»
Lisboa, 21 jan 2025 (Ecclesia) – Em todas as dioceses do mundo vai ser celebrado, a 26 deste mês, o VI Domingo da Palavra de Deus, sendo esta edição no contexto do Ano Jubilar.
“Trata-se de uma iniciativa profundamente pastoral que o Papa Francisco desejou para que as pessoas compreendam como é importante, na vida quotidiana da Igreja e das comunidades, a Palavra de Deus”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Uma Palavra que “não se reduz a um livro, mas que está sempre viva e se torna um sinal concreto e palpável”, adianta.
O lema escolhido pelo Papa Francisco para a edição de 2025 é um versículo do Salmo 119, «Espero na tua Palavra».
O Papa vai presidir à celebração da Eucaristia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 09h30, e no final da liturgia distribui o Evangelho de Lucas aos presentes, com a intenção, já tradicional, de difundir a Palavra de Deus de forma concreta.
Durante a celebração, o Papa Francisco vai conferir o ministério do leitor a quarenta leigos, homens e mulheres, provenientes de diversas nações: 4 da Albânia, 3 da Argentina, 5 da Áustria, 1 da Bolívia, 4 do Brasil, 5 das Filipinas, 1 da Islândia, 6 da Itália, 5 do México, 1 da Polónia, 5 da Eslovénia.
«É um grito de esperança: o homem, no momento da angústia, da tribulação, do não-sentido, clama a Deus e põe nele toda a sua esperança», sublinhou o Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, D. Rino Fisichella.
O Papa Francisco vai presidir à celebração eucarística na Basílica de São Pedro, um evento que coincidirá com o “primeiro grande Jubileu do Mundo da Comunicação”.
Para preparar a celebração o Dicastério para a Evangelização elaborou um subsídio litúrgico-pastoral que se encontra online e que pode ser descarregado gratuitamente. O documento, disponível em italiano, inglês, espanhol, francês, português e polaco, foi pensado para apoiar as comunidades paroquiais e as dioceses.
LFS