JOC: Movimento realiza encontro nacional de formação sobre «Literacia Financeira»
Lisboa, 15 fev 2024 (Ecclesia) – A Juventude Operária Católica (JOC) vai realizar o seu Encontro Nacional de Formação 2024, com o tema ‘Literacia Financeira’, nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Casa Almegue, em Coimbra.
“‘Ser contribuinte: o que implica?’, é a pergunta slogan da JOC para o seu próximo Encontro Nacional de Formação onde vai refletir sobre a realidade da ‘Literacia Financeira’.
O movimento de jovens da Igreja Católica convida quem quer “saber mais” sobre este tema a participar no encontro que vai realizar nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Casa Almegue, em Coimbra.
A Juventude Operária Católica informa que as inscrições para este Encontro Nacional de Formação estão abertas até dia 17 de fevereiro, este sábado, e a participação tem o valor de 17,50€.
A JOC é um movimento de jovens, “pelos jovens e para os jovens”, e estão preocupados com a realidade em que se vive, como: “insegurança face ao futuro, escola que não garante emprego, precariedade no trabalho, injustiça, degradação da pessoa humana e do ambiente, exclusão, violência…”
“Não ficamos como simples espetadores ou ouvintes, mas procuramos intervir e transformar de forma organizada! A JOC é um movimento para jovens entre os 14 e os 30 anos”, explica.
A missão da Juventude Operária Católica é “evangelizadora”, o anúncio de Jesus Cristo “é inseparável do compromisso e luta pela libertação e dignidade dos jovens do meio operário”.
“Procuramos que cada jovem assuma a sua vida de forma livre, consciente e responsável; descubra o seu lugar no mundo e na Igreja e aí se torne protagonista. Somos um Movimento educativo e de ação, é pela ação e pelo assumir de tarefas e responsabilidades refletidas em grupo que nos vamos formando”, desenvolve o movimento de jovens na sua página na internet.
A Juventude Operária Católica está em Portugal desde 1935 e, atualmente, está presente em sete dioceses: Braga; Porto; Aveiro; Coimbra; Leiria; Santarém; Lisboa.
CB