JMJ2023: Santuário de Fátima oferece percursos orantes e culturais aos jovens
Fátima, 13 jul 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima oferece, a partir de hoje, percursos orantes e culturais aos jovens que irão à Cova da Iria por altura da JMJ Lisboa 2023.
As duas propostas de itinerário para os jovens peregrinos – uma centrada na Cova da Iria e outra nos lugares de Aljustrel e Valinhos – podem ser lidos e ouvidos em português e inglês na página www.jmj2023.fatima.pt e pretendem oferecer uma vivência orante, espiritual e cultural de Fátima, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Os dois itinerários convidam o peregrino jovem a conhecer “as aparições de Fátima, a espiritualidade dos videntes e o património arquitetónico e artístico da Cova da Iria, de Aljustrel e dos Valinhos e surgem no âmbito da dinâmica de acolhimento dos peregrinos mais novos esperados em Fátima, no contexto da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023”, lê-se no comunicado.
A primeira proposta, centrada nos lugares centrais da Cova da Iria, começa por apresentar uma breve história do acontecimento de Fátima e um resumo da Mensagem de Fátima, para, de seguida, propor um itinerário que tem início e fim na Capelinha das Aparições, visitando a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Basílica da Santíssima Trindade e a Cruz Alta.
A segunda proposta, que viaja até aos lugares de Aljustrel e Valinhos, apresenta uma biografia sucinta dos videntes e da sua espiritualidade e percorre os lugares da infância de Lúcia, São Francisco e Santa Jacinta Marto: as suas casas, o poço do Arneiro, o monumento dos Valinhos e a Loca do Cabeço. Ambos os itinerários apresentam um mapa dos espaços e do percurso proposto.
Os itinerários do jovem peregrino podem ser ouvidos e descarregados, em português e inglês, no menu peregrinar da página www.jmj2023.fatima.pt e vão também ser disponibilizados em espanhol, francês, italiano, polaco e alemão, em formato de desdobrável, nos dispensadores localizados nas entradas principais do Santuário e nos postos de informação do Recinto de Oração e de Aljustrel.
Quer nos desdobráveis, quer nos dispensadores, o formato digital poderá ser descarregado através de um código QR.
LFS