Incêndios: Bispo de Aveiro convida diocese para Eucaristia de sufrágio
D. António Moiteiro recorda «rasto de destruição e sofrimento»
Aveiro, 20 set 2024 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro convidou hoje, Dia de Luto Nacional, as comunidades católicas da diocese para uma Eucaristia de sufrágio, a 29 de setembro, no Santuário de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha, pelas 17h00.
“Vamos juntos pedir ao Senhor da Vida, coragem, esperança e fortaleza nestas horas difíceis”, explica D. António Moiteiro, na nota divulgada esta sexta-feira e enviada também à Agência ECCLESIA.
Desde domingo, sete pessoas morreram e 161 ficaram feridas devido aos incêndios que atingem sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra; a ANEPC contabiliza cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.
A área ardida em Portugal continental, desde domingo, ultrapassa os 121 mil hectares, de acordo com o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 100 mil hectares, 83% da área ardida em todo o território nacional; os fogos também destruíram dezenas de casas.
“Os incêndios que assolaram algumas zonas da nossa diocese deixaram um rasto de destruição e sofrimento”, assinala o bispo de Aveiro.
Neste sentido, D. António Moiteiro convida “toda a diocese”, “todo o povo de Deus”, para uma Eucaristia de sufrágio “por aqueles que perderam a vida”, e também de oração “pelos que sofreram este flagelo dos incêndios”.
O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e um dia de luto nacional para 20 de setembro.
O bispo de Aveiro já tinha manifestado solidariedade com “todas as vítimas” da “situação dramática em que se encontram as populações do distrito de Aveiro devido aos incêndios que alastram e afligem muitas” das populações, numa mensagem divulgada na última segunda-feira.
CB/OC