Igreja: Triénio dedicado a São Tomás de Aquino, homem de “imensa” sabedoria espiritual e humana
Papa Francisco nomeou o cardeal Marcello Semeraro como enviado especial para as celebrações dos 700 anos da canonização
Cidade do Vaticano, 12 jul 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco escreveu uma carta em latim sobre a figura de São Tomás de Aquino que este ano comemora 700 anos da sua canonização.
“Homem de Igreja”, sacerdote e doutor que partilhou a sua “imensa sabedoria espiritual e humana” através de orações e escritos, lê-se na missiva, publicada esta terça-feira, do Papa Francisco.
No documento, Francisco nomeia o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, seu enviado especial para a celebração dos 700 anos da canonização que será celebrada, a 18 de julho, na Abadia de Fossanova, no município de Priverno, na província de Latina, na Itália.
“Nunca insuflado pelo conhecimento, mas sempre edificado pela caridade”, o frade dominicano, a quem seus contemporâneos já chamavam de “Doutor Angelicus”, foi “cheio de uma cultura admirável”, sublinha.
“Ele escreveu muitas obras e ensinou várias coisas, e foi bem qualificado nas disciplinas filosóficas e teológicas. Brilhou com reta inteligência e lucidez, e enquanto investigava reverentemente os mistérios divinos com a razão, os contemplava com fé fervorosa”.
O Papa Francisco recorda o triénio tomista no qual vão ser recordados além dos 700 anos da canonização, os 750 anos de sua morte, em 2024, e o oitavo centenário do nascimento em 2025.
LFS