Igreja/Sociedade: Papa Francisco vai receber mais de sete mil crianças de 84 países, no Vaticano
Cidade do Vaticano, 04 nov 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai encontrar-se com mais de sete mil crianças de 84 países, esta segunda-feira, dia 6 de novembro, na Sala Paulo VI, no Vaticano, num evento que começa às 14h0 locais (menos uma hora em Lisboa).
“Queridas crianças, saibam que o seu Papa e ‘avô’ fará de tudo para que possam viver num mundo belo e bom”, escreveu o Papa, no prefácio do livro ‘A Encíclica das Crianças. Reeducar o mundo dos adultos’, que foi apresentado este domingo, dia 29 de outubro, em Roma.
Um comunicado, enviado hoje à Agência ECCLESIA pela Sala de Imprensa da Santa Sé, informa que “está tudo pronto” para o evento ‘As crianças encontram o Papa’, de 6 de novembro, na Sala Paulo VI do Vaticano, que já tem programa este domingo para delegações estrangeiras.
Na segunda-feira, o Papa Francisco vai encontrar-se com “mais de sete mil crianças de 84 países”, que vão “partilhar as suas esperanças e preocupações para o futuro”; chegam ao Vaticano em oito comboios e 63 autocarros, a partir das 14h00 locais (menos uma hora em Lisboa).
Com o tema ‘Aprendamos com as crianças’, esta iniciativa que foi anunciada pelo Papa após a recitação do Angelus do dia 1 de outubro, com cinco crianças em representação dos cinco continentes, na janela do Palácio Apostólico.
Os autores do livro ‘A Encíclica das Crianças. Reeducar o mundo dos adultos’, o padre Enzo Fortunato e Aldo Cagnoli, organizadores do encontro ‘As crianças conhecem o Papa’, destacam que numa sociedade “em guerra entre si, onde há conflitos, muros e exclusões”, um Dia Mundial da Criança é o sinal de “um mundo diferente, onde há espaço para todos, onde vivem a paz e a fraternidade”.
Segundo o programa, a partir das 14h00, na Sala Paulo VI, destacam-se cânticos das escolas, do Coral Antoniano e da cantautora italiana Erica Boschiero; às 14h40, D. José Tolentino Mendonça profere as palavras de boas-vindas, e seguem-se testemunhos e canções de crianças do Vietname, da Austrália, do Brasil – região da Amazónia e favelas do Rio de Janeiro.
O Papa é recebido com canções, a partir das 15h30, e cinco crianças saúdam-no – Pamela, 7 anos, da Síria; Seraphim, 7 anos, da Ucrânia; Alessio, 10 anos, do Benim; Alejandro, 7 anos, da Guatemala e Tomas, 9 anos, da Austrália -, seguindo-se o discurso de Francisco.
Depois, 14 crianças, dos cinco continentes, vão fazer perguntas ao Papa, há um gesto de paz entre as crianças, e vão ser oferecidos cinco globos a dez crianças, dois por continente.
O encontro é patrocinado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, organizado em parceria com a Comunidade de Sant’Egidio, a Cooperativa Auxilium, as empresas Trenitalia e Busitalia, Escritórios Escolares Regionais, e o apoio do mundo franciscano, da Fundação PerugiAssisi e da Federação Italiana de Futebol.
D. José Tolentino Mendonça, responsável pelo Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, na apresentação do encontro mundial ‘Aprendamos com as crianças’ afirmou que “os conflitos e as guerras exigem a coragem” de sonhar e conquistar a paz.
O comunicado a Santa Sé informa que, este domingo, 5 de novembro, as delegações estrangeiras vão reunir, a partir das 17h00, na Basílica dos Santos Doze Apóstolos, em Roma, para refletir sobre a “Casa comum e o meio ambiente”, e vai ser apresentado o documentário ‘Earth4All e o mundo de Francisco’; no final, as crianças vão comer pizza napolitana, oferecida na praça em frente à igreja.
CB