Igreja/Sociedade: Encontro Mundial sobre Fraternidade Humana realiza-se no Vaticano e em Roma

Foto: Lusa

Cidade do Vaticano, 12 set 2025 (Ecclesia) – O terceiro Encontro Mundial sobre Fraternidade Humana realiza-se dias 12 e 13 de setembro, destaca-se do programa 15 mesas temáticas em vários locais de Roma, esta sexta-feira, e um espetáculo internacional, este sábado, na Praça de São Pedro.

“A intenção é propor ao mundo o horizonte da fraternidade como pedra angular para uma possível nova ordem política, económica e social da existência humana; o princípio da fraternidade universal pode oferecer as coordenadas para escrever a história dessa mudança histórica”, disse o cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro e presidente da Fábrica de São Pedro, na apresentação deste terceiro Encontro Mundial sobre Fraternidade Humana.

A organização do Encontro Mundial sobre Fraternidade Humana 2025 destaca que o cerne deste evento são as 15 mesas temáticas, esta sexta-feira, dia 12 de setembro, que se vão reunir em locais evocativos como o Capitólio e a FAO (Organização para a agricultura e alimentação), a sede da UE, a da ABI (Associação de Bancos Italianos) e da Província de Roma.

O secretário-geral da Fundação Fratelli Tutti explicou que as mesas redondas “pretendem sinalizar o valor da fraternidade e sublinhar a raiz do humano que une todos”.

“Porque hoje é necessária uma comunidade de mentes e corações empenhados em escolher o bem. [mesas] são, na verdade, o fruto de um processo cultural e espiritual que durou três anos, um verdadeiro ‘percurso sinodal’, com comunidades que se formaram em torno de espaços de diálogo e já formularam algumas propostas concretas”, acrescentou o padre Francesco Occhetta.

Os participantes destas mesas temáticas vão refletir sobre: Agricultura; Ambiente e Sustentabilidade; Governo Local; Arte e Literatura; Crianças; Economia e Finanças; Educação; Formação Política; Empreendedorismo; Media e Informação; Inteligência Artificial; Trabalho e mão de obra; Saúde; Desporto; e Terceiro Setor.

Na ‘Assembleia da Humanidade’ vão ser apresentados os resultados das sessões temáticas, este sábado, dia 13, na Sala dos Orazi e dos Curiazi, no Capitólio de Roma; é composta por uma convergência de vozes globais: Prémio Nobel, figuras institucionais e académicas internacionais, líderes de organizações multilaterais, presidentes da câmara de grandes cidades, inovadores sociais, diretores dos principais jornais mundiais e protagonistas do debate ético sobre inteligência artificial.

O Vaticano destaca a participação, nesta ‘Assembleia da Humanidade’, do cardeal Mauro Gambetti, de Graça Machel Mandela, ativista e política moçambicana, cofundadora e vice-presidente da The Elders, ex-ministra da Educação e Cultura de Moçambique; a jornalista filipino-americana Maria Ressa, cofundadora e CEO da Rappler, Prémio Nobel da Paz 2021, que participou no Jubileu da Comunicação, o primeiro grande evento do Ano Santo.

Cartaz: Encontro Mundial sobre Fraternidade Humana 2025

Este sábado, dia 13 de setembro, do programa consta também o espetáculo de encerramento do III Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana, com artistas de todo o mundo, a partir das 20h00 locais (menos uma hora em Lisboa),na Praça de São Pedro.

O concerto gratuito, intitulado ‘Grace for the World’, vai reunir artistas internacionais como o tenor italiano Andrea Bocelli, os norte-americanos Pharrell Williams e John Legend e a cantora e compositora Karol G, colombiana, um coro internacional de 250 vozes, e 3500 drones vão iluminar “o céu em cima da cúpula da Basílica de São Pedro”.

“A esperança é que realmente possamos difundir no coração de todos um senso de grande humanidade e fraternidade, do qual há absoluta necessidade” – Andrea Bocelli

O programa do Encontro Mundial sobre Fraternidade Humana 2025, promovido pela Basílica de São Pedro, a Fundação Fratelli tutti e a Associação Be Human- com a colaboração de instituições da Santa Sé e o apoio de patrocinadores institucionais e privados -, foi apresentado pelo cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro e presidente da Fábrica de São Pedro, e pelo padre Francesco Occhetta, secretário-geral da Fundação Fratelli Tutti, com a moderação do diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, no dia 29 de agosto na sala de imprensa.

CB

Partilhar:

O evento está a decorrer.

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Scroll to Top