
Igreja/Portugal: Santuário de Fátima acolhe Jubileu da Educação
No Dia Mundial do Professor e início da Semana Nacional da Educação Cristã em Portugal

Lisboa, 03 set 2025 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai acolher a celebração do Jubileu da Educação, no Dia do Professor e início da Semana Nacional da Educação Cristã em Portugal, no dia 5 de outubro, a partir das 10h00, no recinto de oração.
“Desejamos propor a todas as pessoas e instituições que fazem parte do mundo da Educação a vivência de uma jornada de alegria e festa, ancorada na esperança que dá tom ao ano jubilar e marcada pelo encontro pessoal e comunitário com Deus, neste lugar «acolhedor e sem portas» (Papa Francisco, 5 de agosto de 2023) — como se pretende qualquer sala de aulas — que a todos se oferece como lugar da comunidade cristã — também enquanto comunidade educativa — reunida à volta do seu Senhor”, explicam os organizadores do Jubileu da Educação, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O Jubileu da Educação é uma iniciativa do Santuário de Fátima, que está a ser organizado em colaboração com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC).
A frase bíblica ‘crescia em sabedoria, estatura e graça’, do Evangelho de São Lucas, que dá mote à proposta deste dia jubilar diz da “multidimensionalidade da educação”, à qual a experiência de encontro com Deus, tanto íntimo quanto comunitário, “aporta não uma camada adicional de sentido (porventura dispensável), mas o cerne mesmo do processo educativo nas suas amplas dimensões”, desenvolve a organização.
Esta iniciativa jubilar do Ano Santo 2025, dedicada à educação, vai realizar-se a 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, desde 1994, e início da Semana Nacional da Educação Cristã, que vai decorrer de 5 a 12 de outubro.
A Igreja Católica em Portugal propõe anualmente a Semana Nacional da Educação Cristã como “tempo forte de reflexão” e dinamismo em torno da tarefa da educação pensada e vivida à luz do Evangelho, e a peregrinação do Jubileu da Educação “oferece-se como jornada festiva e agregadora”.
O programa celebrativo – Terço, às 10h00, na Capelinha das Aparições, e a Missa, às 11h00, no recinto de oração do santuário – vai ser presidido pelo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, da Conferência Episcopal Portuguesa, D. António Augusto Azevedo (bispo de Vila Real).
O SNEC e a APEC informam que “todas as Comunidades Educativas das escolas” — estatais e não estatais, confessionais e não confessionais — estão convidadas a participar no Jubileu da Educação convida, e também estão a ser convidados os organismos da Igreja, da sociedade e da administração pública ligados diretamente ao mundo da educação.
O Santuário de Fátima divulgou também um formulário digital para as escolas, as turmas, as associações, e as famílias que pretendem estar presentes nesta peregrinação.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e que está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.
CB
