
Igreja/Portugal: Salesianos anunciam ordenação diaconal de João Ensina

Lisboa, 08 jul 2025 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana informa que vai ter um novo diácono, João Ensina é ordenado este sábado, 12 de julho, pelas 11h00, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Lisboa.
“Esta celebração vai reunir a comunidade local, amigos e familiares, que irão testemunhar mais um importante passo no percurso vocacional do salesiano João Ensina”, destaca a congregação religiosa, num comunicado enviado, esta terça-feira (8 de julho), à Agência ECCLESIA.
João Luís Cunha Ensina escolheu como lema diaconal uma passagem do livro bíblico de Jeremias: «Irás aonde Eu te enviar».
D. Joaquim Mendes, salesiano, bispo auxiliar emérito de Lisboa, vai presidir à ordenação diaconal de João Ensina, que vai ser concelebrada por vários sacerdotes da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, este sábado, dia 12 de julho, em Lisboa.
Os Salesianos informam ainda que se realiza uma vigília de oração, no dia anterior à ordenação diaconal, na sexta-feira, 11 de julho, a partir das 21h00, também na sua igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.

O futuro diácono salesiano é natural de Campo Maior, no distrito de Portalegre, e, após uma experiência vocacional, na comunidade da congregação religiosa de Évora, iniciou o pré-noviciado na casa do Estoril.
João Luís Cunha Ensina fez a Profissão Perpétua, a 8 de julho de 2023, no Estoril, e, durante estes anos, realizou o tirocínio na casa salesiana de Mirandela, e serviu a Província portuguesa nas escolas de Mogofores, do Porto e de Lisboa; os primeiros votos, a profissão religiosa como Salesiano de Dom Bosco, foram em 2018, em Genzano, Roma.
A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana é composta por 10 presenças e a sede provincial, têm cinco escolas em Portugal continental, uma na ilha da Madeira, e uma em Cabo Verde, na ilha de São Vicente, frequentadas “por cerca de 10 mil alunos”, enquanto “cerca de 9 mil crianças, jovens e adultos frequentam outras atividades, educativas e pastorais”.
Os salesianos em Portugal têm como missão a educação, promoção e evangelização dos jovens; a educação para a fé nos meios populares, sobretudo através da comunicação social; bem como a atividade missionária.
“Centenas de crianças e jovens, e respetivas famílias, usufruem ainda do apoio dos Serviços Sociais Salesianos”, a província portuguesa tem como carisma ‘ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres’.
A sociedade Pia de São Francisco de Sales, os Salesianos, foi fundada pelo padre italiano São João Bosco (16 de agosto de 1815-31 de janeiro de 1888), a congregação entrou em Portugal em 1894; ‘Don Bosco’, como era conhecido na Itália, foi canonizado em 1934, pelo Papa Pio XI; a Igreja Católica faz a sua evocação litúrgica no dia 31 de janeiro.
CB