
Igreja/Portugal: Pastoral Familiar divulgou propostas de atividades para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Santarém, 15 jul 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), divulgou várias propostas de atividades para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 2025, que a Igreja Católica vai celebrar a 27 de julho.
“Estamos no Ano Jubilar, ano da Esperança e, por isso, confiamos que será também um ano em que esta data irá ser celebrada com a alegria e entusiasmo que nos definem”, salienta o DNPF, na informação envaida hoje, dia 5 de julho, para a Agência ECCLESIA.
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar, da CEP, renova o convite para “todos” celebrarem o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 2025, a sua quinta edição, “em cada diocese” e dedicar as comemorações desse domingo, o dia 27 de julho, “aos idosos, promovendo visitas e oportunidades de encontro entre gerações”, como sugere o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé).
O V Dia Mundial dos Avós e Idosos, que se celebra no quarto domingo de julho, tem como tema ‘Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança’, ligando-se ao Ano Santo 2025 que a Igreja Católica está a assinalar.
O DNPF divulgou duas atividades para serem partilhadas entre avós e netos ou idosos e jovens/crianças: a primeira proposta desafia os netos/jovens/crianças a escreverem uma carta, um texto, ou gravar um vídeo destinado aos avôs ou idosos: Se Santa Ana e São Joaquim, os avós maternos de Jesus, fossem vivos o que é que eles escreveriam ao neto, e o que é que Jesus lhes responderia.
A segunda proposta destina-se aos avós/idosos e convida-os a escrevem uma carta aos netos “ou a quem entendam”, que constitui “a possibilidade de ‘peregrinar’ na memória e deixá-la como ‘testamento de vida’”.
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar incentiva ainda que independentemente da proposta escolhida que “as cartas/mensagens escritas sejam entregues num encontro entre ambos”, por exemplo, num almoço, jantar, café, “na visita de um ao outro no lugar onde estiverem”.
Leão XIV publicou a sua primeira mensagem para a celebração do Dia Mundial dos Avós e Idosos 2025, denunciando a solidão e abandono dos mais velhos, na sociedade e nas comunidades católicas.
“Em todas as partes do mundo, as nossas sociedades estão a habituar-se, com demasiada frequência, a deixar que uma parte tão importante e rica do seu tecido social seja marginalizada e esquecida”, escreve o pontífice, no texto divulgado pelo Vaticano.
“Cada paróquia, associação ou grupo eclesial é chamado a tornar-se protagonista da ‘revolução’ da gratidão e do cuidado, a realizar através de visitas frequentes aos idosos, criando para eles e com eles redes de apoio e oração, tecendo relações que possam dar esperança e dignidade àqueles que se sentem esquecidos” – Leão XIV
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar, para além das duas propostas, desafia as dioceses e comunidades a enviarem uma fotografia que retrate a atividade do V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, para o email dnpastoralfamiliar@gmail.com, que vai publicar na sua página na internet e partilhar nas suas páginas nas redes sociais (facebook/instagram).
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, organismo da Cúria Romana, divulgou também um kit pastoral para celebrar este dia dedicado aos avós e aos idosos, que está disponível no seu sítio online.
CB
Vaticano: Papa denuncia solidão e abandono dos mais velhos, pedindo «revolução» de cuidado