Igreja/Portugal: Jornadas Pastorais do Episcopado vão refletir sobre sinodalidade
Bispos vão aprovar documento ‘Ministérios laicais para uma Igreja ministerial’ e o rito da instituição de Catequistas, em assembleia plenária extraordinária
Lisboa, 20 jun 2022 (Ecclesia) – As Jornadas Pastorais do Episcopado Português têm como tema ‘Sinodalidade nas Igrejas locais e na missão da Conferência Episcopal’, hoje e esta terça-feira, e uma Assembleia Plenária extraordinária, na quarta-feira, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima.
Segundo o programa enviado hoje à Agência ECCLESIA, as jornadas pastorais começam esta tarde com duas reflexões, seguidas de debate, informa a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
O tema ‘Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal’ é apresentado por José Eduardo Borges de Pinho, professor emérito de Eclesiologia na Faculdade de Teologia da UCP, e ‘Sinodalidade: resistências e oportunidades’, pelo padre Sérgio Leal, da Diocese do Porto.
Depois, em dois painéis, vão ser apresentadas sínteses da fase local do Sínodo 2021-2023 de algumas dioceses portuguesas; O sínodo convocado pelo Papa Francisco começou a nível diocesano, nos cinco continentes, em outubro do último ano.
Os participantes vão também fazer propostas concretas de sinodalidade quer para as igrejas locais, quer para a CEP, após reflexões em grupos.
Segundo a Conferência Episcopal Portuguesa para além dos bispos, participam dois representantes de cada diocese, e os diretores dos vários serviços da CEP nas Jornadas Pastorais do Episcopado.
Na manhã do dia 22 de junho, quarta-feira, os bispos portugueses vão reunir numa Assembleia Plenária extraordinária para aprovar o documento ‘Ministérios laicais para uma Igreja ministerial’ e o rito da instituição de Catequistas.
Esta assembleia extraordinária vai abordar ainda o processo sinodal e o processo de estudo sobre abusos sexuais na Igreja.
CB/PR