Igreja/Portugal: Institutos Seculares realizam encontro nacional «no mundo sem ser do mundo»

Cartaz: Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal

Lisboa, 03 fev 2026 (Ecclesia) – A Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) vai realizar um encontro nacional, pelos 80 anos da Constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’, dias 7 e 8 de fevereiro, no Instituto Secular Cooperadoras da Família, em Fátima.

“O objetivo, primeiro, é realmente sensibilizar todos os institutos para este acontecimento e para a celebração dele, mas mais do que isso, depois o propósito é dar a conhecer mais esta vocação, mas não gostávamos que fosse um projeto nosso”, disse a presidente da direção da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal, esta segunda-feira, em entrevista à Agência ECCLESIA.

‘No mundo sem ser do mundo, a consagração como profecia’, é o tema do encontro nacional da Conferência dos Institutos Seculares de Portugal, dias 7 e 8 de fevereiro, começa este sábado, a partir das 10h00, e termina com o almoço de domingo, na casa de retiros do Instituto Secular Cooperadoras da Família, em Fátima.

A presidente da CNISP, Conceição Vieira, acrescentou que, neste dias 7 e 8, para além de uma reflexão sobre “a profecia dos institutos seculares e a espiritualidade dos mesmos, gostavam de “em jeito sinodal” reunir todos os institutos para pensarem um plano para estes quartos anos, “onde de facto ao centro estivesse a celebração da ‘Provida Mater Ecclesia’.

Os Institutos Seculares foram aprovados oficialmente pela constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’, publicada há 80 anos, no dia 2 de fevereiro de 1947; com este documento o Papa Pio XII instituiu esta forma de viver o catolicismo com características únicas, que implicam uma consagração e também a inserção em atividades sociais e profissionais.

A vice-presidente da CNISP, Maria do Rosário Virgílio, destaca que a “oportunidade é excelente, como qualquer oportunidade”, e estão a aproveitar estas oito décadas da constituição ‘Provida Mater Ecclesia’ para dizerem que “o hoje da história precisa de gente comprometida com o Evangelho”, e não renegam as suas raízes.

“Embora a ‘Provida Mater Ecclesia’ seja um documento com 80 anos, e o primeiro que foi publicado sobre os Institutos Seculares, são as nossas raízes, e é a oportunidade de as revisitarmos, mas também de as arranjarmos, de tentarmos atualizar para o tempo de hoje, o século XXI esta forma de vida”, acrescentou a entrevistada do Instituto Secular Servas do Apostolado.

“É nosso propósito de facto dar a conhecer mais esta vocação pela discrição que ela tem e que a caracteriza, porque muitas vezes, como não há sinais, não há nada, as pessoas passam despercebidas. É o testemunho que fala por si”, acrescentou Conceição Vieira, do Instituto Secular Cooperadoras da Família.

Os Institutos Seculares no mundo são 184 institutos e estão implementados nos cinco continentes, com cerca de 32.500 pessoas; em Portugal existem 14 Institutos Seculares que têm cerca de 400 membros, e estão reunidos na CNISP, que é um organismo de ligação entre os diversos Institutos Seculares quer de direito pontifício quer de direito diocesano, eretos ou estabelecidos canonicamente em Portugal.

Para José Carlos Coelho, tesoureiro da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal, vai ser “a alegria deste encontro grande” vivê-lo com um número que “pode ser na casa de meia centena de pessoas que vivem a mesma vocação”, por isso, este membro do Instituto Secular Masculino do Coração de Jesus já está a “viver antecipadamente” estes dois dias.

Conceição Vieira, presidente da CNISP, acrescenta que gostavam de “trazer um pouco ao de cima” esta forma de consagração, e dar “mais visibilidade” os Institutos Seculares, “fazê-lo com todos” para que nas dioceses onde estão presentes “tivessem esta ação junto dos secretariados, das suas comunidades, falarem deste acontecimento, e desta vocação”.

Os três entrevistados forma eleitos para a direção da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal em setembro, tomaram posse em outubro, e querem que este quadriênio seja “dinamizado” pela constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’.

‘Consagrados para amar e servir’, foi o lema da Semana do Consagrado 2026, celebrada de 26 de janeiro a 2 de fevereiro, numa iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em coordenação com a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP).

PR/CB

A Igreja Católica celebrou o 30º Dia Mundial da Vida Consagrada, na festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, esta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, uma data instituído pelo Papa João Paulo II, em 1997.

A Vida Consagrada é constituída por homens e mulheres que se comprometeram, pública e oficialmente, a viver (individualmente ou em comunidade) os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida.

O Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica da Santa Sé enumera as várias formas de vida consagrada como expressões de uma única profecia: a vida contemplativa que “custodia a esperança”, a vida apostólica que sustenta a “dignidade ferida” e os institutos seculares que atuam como “fermento discreto” na sociedade.

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
Scroll to Top